odos os dias, as equipes de limpeza urbana da Prefeitura de Paulo Afonso (BA) estão nas ruas para garantir que a cidade permaneça limpa e saudável. A rotina inclui a remoção de lixo domiciliar, entulho e a varrição de ruas e avenidas. Mas, apesar do trabalho constante, o município enfrenta um desafio persistente: os chamados pontos viciados de descarte irregular.
De segunda-feira (04/08) até hoje (11/08), toneladas de resíduos foram retiradas de áreas que já contam com o serviço regular de coleta. Somente nesse período, equipes atuaram em locais de descarte irregular nos bairros Centro, BTN II e BTN III, recolhendo desde lixo doméstico até restos de obras.
Além de reforçar as ações de limpeza, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, tem intensificado o trabalho de conscientização. Nos pontos críticos, agentes informam aos moradores que é proibido descartar lixo e entulho no local, orientando sobre as alternativas corretas.
Para a secretária de Serviços Públicos, Juliana Guedes, o problema vai além da aparência urbana:
“Os moradores precisam se conscientizar quanto ao descarte de entulho e lixo, pois o município mantém um cronograma diário de recolhimento, tanto na sede quanto na zona rural. O descarte irregular é uma questão de saúde pública, já que pode facilitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti — transmissor de dengue, zika, chikungunya e febre amarela urbana — além de atrair outros animais e insetos que transmitem doenças”, disse a secretária.