Longa será exibido no Cine Teatro Rio Branco, um dos mais antigos do Brasil, que foi revitalizado em 2000 com recursos do ex-jogador Vampeta. O espaço, que quase se tornou uma igreja, segue preservado como patrimônio cultural.
A próxima exibição do filme “Madeleine à Paris” acontece em Nazaré das Farinhas, nesta sexta-feira, 22 de agosto, às 15h, no Cine Teatro Rio Branco. Depois de passar por Santo Amaro e Cachoeira, integrando o calendário da Irmandade da Boa Morte, o longa-metragem segue em circulação pelo interior da Bahia, com sessões também previstas para Camaçari e Vera Cruz ainda em agosto. Em todas as cidades, o público poderá acompanhar o filme com acesso gratuito, seguido por debate com a diretora Liliane Mutti, a produtora Fabíola Aquino e o Babalorixá Pai Pote, liderança religiosa do Recôncavo, personagem do filme

Integrando as ações do Ano do Brasil na França, a iniciativa fortalece a internacionalização e interiorização do cinema baiano, no marco dos 200 anos das relações bilaterais entre os dois países. Ao longo do mês de agosto, a Fundação Cultural do Estado da Bahia, vinculada à Secretaria de Cultura do Estado, promove a circulação do filme em cinco cidades: Santo Amaro, Cachoeira, Camaçari, Nazaré das Farinhas e Vera Cruz. As sessões acontecem em cinemas de rua, Pontos de Cultura e outros espaços públicos, incluindo projeção ao ar livre em praça pública, reafirmando o compromisso com a difusão da produção audiovisual baiana.

O longa “Madeleine à Paris” narra a trajetória do artista baiano Roberto Chaves, criador da Lavagem da Madeleine, considerada a maior celebração da cultura baiana e afro-brasileira em território francês. A obra revela os bastidores de mais de 23 anos da Lavagem, em um registro etnográfico e tributo à afirmação cultural em terras estrangeiras. O filme percorre temas como identidade, saudade e resistência, revelando como as tradições baianas ganham ecoam na Europa.

Além da exibição, o público terá a oportunidade de participar de debates com a equipe do filme, que inclui ainda o diretor de fotografia Daniel Zarvos, em uma roda de conversa mediada pela atriz baiana Cristiane Pinho. A ação busca ampliar a reflexão sobre a importância da memória e da preservação das raízes afro-baianas e da potência do cinema feito por artistas baianos.
Depois das emocionantes sessões em Santo Amaro e Cachoeira, marcadas pela presenças de mães, filhas e pais de santo — líderes da cultura afro-baiana —, a circulação chega agora a Nazaré das Farinhas, dia 22 de agosto, no Cine Teatro Rio Branco, às 15h, em uma ação conjunta com agentes culturais do município
Cine Teatro Rio Branco – Nazaré das Farinhas
O Cine Teatro Rio Branco, inaugurado em 1927 em Nazaré das Farinhas, é um dos cinemas mais antigos do Brasil. Construído em estilo art nouveau, foi por décadas um importante centro cultural do Recôncavo. Após períodos de abandono e risco de fechamento, o espaço foi revitalizado em 2000 pelo ex-jogador Vampeta, preservando sua arquitetura original. Hoje, continua sendo um símbolo da memória cultural baiana e da resistência dos cinemas de rua no interior do estado.
Cinema Bahia-Europa
Essa coprodução internacional, que reúne arquivos de 23 anos do desfile afro-brasileiro em Paris, conta com o selo do Instituto Francês e Instituto Guimarães Rosa para circulação no Brasil e na França, através do projeto Trois Regards (Três Olhares), previsto para o encerramento em dezembro deste ano no MAM (Museu de Arte Moderna) reunindo três linguagens: cinema, literatura e fotografia.
Ainda nas comemorações das duas décadas desde a primeira edição do Ano do Brasil na França e da França no Brasil, a circulação do filme acontece também em Paris, no dia 12 de setembro, durante a programação oficial do festival Lavage de la Madeleine 2025.
O filme “Madeleine à Paris” tem sido selecionado em importantes festivais internacionais, notadamente a Mostra SP e o Festival do Cinema Brasileiro de Bordeaux e Paris, onde teve sala lotada no prestigiado cinema L’Arlequin, e no Festival Inffinito de Nova Iorque. O filme foi exibido no mês de setembro de 2024 na Embaixada Brasileira da França, com a presença da embaixadora do Brasil na UNESCO e ficou em cartaz em sete cidades brasileiras nos meses de fevereiro e março de 2025. O filme integra ainda o catálogo do Canal Brasil.
SINOPSE DO FILME
Durante o dia, Robertinho é o orixá do desfile afro-brasileiro “Lavagem da Madeleine”. À noite, ele encarna o Arlequim do Cabaré Paraíso Latino na capital francesa. Esse brasileiro queer, nascido na cidade de Santo Amaro da Purificação, na Bahia, filho de santo no Candomblé, há mais de 20 anos reúne cerca de 60 mil pessoas para lavar as escadarias da igreja da Madeleine de Paris. Transitando entre o sagrado e o profano, entre o masculino e o feminino, esses dois mundos estão prestes a se cruzarem.
A circulação do filme Madeleine à Paris é realizada pela TOCA Filmes, em parceria com a Distribuidora Bretz Filmes e a produtora associada Obá Cacauê Produções.
PROGRAMAÇÃO
Aberta ao público, sujeita à lotação dos espaços
Santo Amaro – 01/08 | Terreiro Ilê Axé Ojú Onirê
Cachoeira – 16/08 |Sede da Irmandade da Boa Morte, às 15h
VEM AÍ
Nazaré das Farinhas – 22/08 | Cine Teatro Rio Branco, às 15h
Camaçari – 26/08 |Teatro Alberto Martins, às 15h
Vera Cruz – 27/08 | Complexo Cultural
TRAILER
PRESS KIT: https://drive.google.com/file/d/1O5T_ueL2NbKmiOZ3_VtbDUJBOSPcdqtO/view?usp=sharing
FOTOS: https://drive.google.com/drive/folders/1jnnzUgBPPsl97bW0ycmuNGhaq9_WYJCN?usp=sharing