banner-anuncie-aqui-728x90

Prefeitura destaca ações para atrair turistas durante lançamento da alta temporada 2025/2026

Durante evento de lançamento da alta temporada de verão 2025/2026 do Salvador Bahia Airport, nesta quarta-feira (3), a vice-prefeita e titular da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), Ana Paula Matos, destacou o trabalho que vem sendo realizado pela administração municipal para atrair turistas e aumentar o tempo de permanência dos visitantes na capital baiana.  

A gestora citou o impacto econômico das ações culturais recentes, a exemplo do Salvador Capital Afro, lembrando que, apenas no feriado da Consciência Negra, a cidade obteve acréscimo de R$ 211,5 milhões em receita. 

“Esse incremento representa renda para a baiana de acarajé, para o taxista, para o motorista de aplicativo e para os diversos profissionais que fazem parte da cadeia do turismo, inclusive aqueles que atuam de maneira indireta. São as pessoas que vão vender os seus produtos e, com isso, a cidade cresce economicamente. Por isso, pedimos aos soteropolitanos que tratem bem os turistas, que acolham e deem informações, pois, de modo organizado, a cidade está bem administrada para gerar emprego e renda”, afirmou. 

Além da receita recorde, a capital registrou 76,19% de ocupação hoteleira no período, confirmando a força do feriado prolongado e o crescente interesse do público no calendário cultural do Novembro Salvador Capital Afro. 

Ainda segundo a vice-prefeita, a atração de turistas para a cidade tem sido fruto de um trabalho de zeladoria cultural e, sobretudo, de antecipação da divulgação do calendário das festas. 

“Pela primeira vez, a gente divulgou, em setembro deste ano, o calendário do Natal e do Réveillon. Isso fez com que as pessoas se antecipassem, algo que está provado nos números. Temos uma alta procura, de 20 de dezembro a 10 de janeiro, porque as pessoas, sabendo do calendário, puderam reservar hotel, hospedagem e puderam comprar as passagens”, disse Ana Paula. 

Procura – Como resultado dessas ações, Salvador aparece como um dos destinos mais procurados pelos brasileiros para passar as festas de fim de ano, como revela o novo relatório Check-in para sua Viagem: Natal e Ano Novo 2025, divulgado pelo Kayak, um dos principais metabuscadores de viagens do mundo, com mais de dez anos de atuação no Brasil. 

O relatório é baseado em buscas realizadas entre janeiro e setembro deste ano, feitas por brasileiros que desejam viajar entre 20 de dezembro e 10 de janeiro de 2026. A capital baiana ocupa a segunda colocação no ranking, atrás apenas do Recife (PE). 

Fazem parte da estratégia de captação de turistas, além da atração de novos voos por parte da concessionária que opera o Aeroporto de Salvador, a disponibilização de diversos equipamentos culturais na cidade pela Prefeitura de Salvador, a exemplo do Museu Cidade da Música da Bahia, da Galeria Mercado e da Casa das Histórias que, desde o mês passado, está recebendo a exposição Florestas de Infinitos, um convite a adentrar territórios de espiritualidade, arte e ecologia. 

Há também o Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira (Muncab), que recebe muitos turistas internacionais, a Casa do Carnaval, a Casa do Rio Vermelho e os fortes na Barra. A lista ainda inclui o recém-inaugurado Centro de Interpretação da Mata Atlântica (Cima), em Monte Serrat, com uma sala imersiva, mirante, biblioteca verde e um mundo encantado da criança. 

“Há muitas opções para visitar e conhecer, além dos eventos, a exemplo do Viver Salvador. Fizemos com que esse Natal se juntasse com o Réveillon, então, no dia 25, vai ter um grande evento aqui, que é a missa do Frei Gilson e, no dia 26, Roberto Carlos, pela primeira vez de maneira gratuita. De 27 a 31, o Réveillon, e a programação continua com as festas populares. Portanto, quem quiser vir a Salvador vai ter motivos, vai ter equipamentos para visitar, vai ter o que fazer, vai ter restaurantes maravilhosos para ir e eventos para que o turista fique mais tempo na cidade. Esse é o nosso grande desafio: aumentar o tempo de estada para que melhore ainda mais a nossa economia”, disse Ana Paula. 

Crescimento – O Salvador Bahia Airport, membro da Vinci Airports, entrará na alta temporada de verão 2025/2026 com resultados inéditos, desde o início da concessão. O terminal baiano, que opera de 15 de dezembro de 2025 a 31 de janeiro de 2026 no seu período de maior movimento anual, projeta crescimento de 14% na oferta total de assentos em relação à temporada passada, com 1,6 milhão de lugares ofertados, somando operações domésticas e internacionais. Esse desempenho reflete o maior volume de voos e assentos já registrados na história recente do aeroporto. 

Os dados foram apresentados durante o evento de lançamento da alta temporada de verão 2025/2026 do terminal baiano, nesta quarta. Segundo a concessionária responsável pela operação do Aeroporto de Salvador, o desempenho é impulsionado tanto pelo crescimento da malha doméstica quanto pela expansão das rotas internacionais. 

No mercado interno, a oferta sobe 13%, alcançando 1,4 milhão de assentos. Já no segmento internacional, o crescimento é ainda mais expressivo: 31% em relação ao verão passado, totalizando 121 mil assentos. Com isso, Salvador torna-se o aeroporto com melhor crescimento orgânico do Nordeste no período, superando terminais de grande porte como Recife (PE) e Fortaleza (CE). 

A previsão para o mês de janeiro de 2026 é de 1 milhão de assentos disponíveis, um aumento de 13% em comparação a janeiro de 2025. O dia 2 de janeiro de 2026 marcará o ponto alto da operação, com 36 mil assentos ofertados em um único dia, o que representa 9% a mais do que o pico registrado no ano anterior. 

Nesse mesmo dia, o aeroporto terá 218 voos previstos, 206 domésticos e 12 internacionais, com média de 95 partidas diárias ao longo da temporada. 

“Finalmente, vem a recompensa de tanto trabalho junto a tantas pessoas. A gente tem uma ampliação significativa, muito importante, dígitos duplos. Em termos de conexão, a gente nunca esteve tão bem conectado, e a partir de janeiro vamos estar mais bem conectados ainda através das asas da Copa Airlines, com quatro voos semanais. Mais do que a cidade de Panamá, esses voos fazem conexão com cerca de 80 cidades nas Américas”, destacou o CEO da Vinci Airports no Brasil, Julio Ribas. 

Segundo ele, o crescimento reflete a consolidação de Salvador como referência nacional em conectividade e eficiência operacional. “Estamos vivendo a maior alta temporada desde o início da concessão, com recordes de voos e assentos. Esses números traduzem o potencial do turismo baiano e o trabalho integrado com as companhias aéreas e o trade. Salvador segue conectando pessoas, culturas e oportunidades, fortalecendo a economia e o turismo do nosso estado”, acrescentou.

Fotos: Adam Vidal/ Secom PMS

Reportagem: Priscila Machado/ Secom PMS

Veja também:

Sobre mim

Francisco Martins

O comunicólogo atua em diferentes funções, como repórter, editor, produtor, chefe de redação, etc. Também atuar na comunicação organizacional como atividades voltadas ao Marketing, Publicidade, Relações Públicas, Cinema e Vídeo, entre outras. DRT 7333/BA

Mais vistos

  • All Post
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Geral
  • Polícia
  • Política
  • Saúde
  • Tecnologia

Sea Adventure

Letter wooded direct two men indeed income sister impression.

Em Destaques

  • All Post
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Geral
  • Polícia
  • Política
  • Saúde
  • Tecnologia

Categories

Tags

    Edit Template

    © 2024 – Todos os direitos reservados à  Francisco Martins