Vinculada à Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-estar e Proteção Animal (Secis), a Defesa Civil de Salvador (Codesal) iniciou o ano com uma nova gestão, cujo foco será manter o trabalho preventivo do órgão em relação a desastres.

Desde o último dia 09 de janeiro, a Defesa Civil soteropolitana tem como diretor-geral Adriano Silveira, que antes passou pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop). Adriano substitui Sosthenes Macedo, que deixou a Codesal após oito anos para assumir a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur).
Adriano explica que a Codesal continuará o trabalho de prevenção, principalmente nas áreas de risco, mapeando essas localidades. “Nosso público são pessoas carentes, que moram em comunidades menos abastadas, em áreas de risco; então nosso objetivo é focar na prevenção para evitar qualquer tipo de acidente que venha a ocasionar alguma fatalidade”, afirma.
Nesse âmbito, os Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (Nupdecs) seguirão treinando a população para saber o que fazer em momentos de emergência. A atuação da Codesal também envolve planos de elaboração de soluções, como as geomantas e demais estruturas de contenção. Além disso, a cidade conta com o Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil de Salvador (Cemadec)
“A nossa ideia é manter o padrão de qualidade da Codesal, mas sempre buscando a melhoria. Os desafios são grandes, a cidade é gigantesca e são muitas áreas de risco, críticas, que já estão mapeadas e no Planejamento Estratégico da Prefeitura”, acrescenta o diretor-geral.
Referência nacional em gestão de riscos, a Defesa Civil de Salvador mantém como missão principal a prevenção e redução de desastres e a preservação de vidas, especialmente diante dos desafios impostos pelas mudanças climáticas e a dinâmica urbana da cidade.
O órgão tem seu quadro composto por equipes de engenheiros civis, arquitetos, geólogos e assistentes sociais, além de outros profissionais, que atuam em regime de plantão 24 horas, todos os dias, inclusive finais de semana e feriados. As equipes podem ser solicitadas para atender às demandas da população pelo telefone 199 ou presencialmente, na sede do órgão, localizada na Avenida Bonocô.
Fotos: Bruno Concha / Secom PMS
Reportagem: Ana Virgínia Vilalva / Secom PMS




