30 anos do clipe “They Don’t Care About Us”, gravado no Pelourinho em 9 de fevereiro de 1996
Há 30 anos, as ruas do Pelourinho se transformaram em palco para um encontro que mudou a história da música e também a minha vida.
Eu ainda era um menino de 14 anos, curioso e apaixonado desde sempre pela batida do Olodum, aluno de percussão da Escola Criativa Olodum, e tive o enorme privilégio de participar de um momento que era maior do que os meus próprios sonhos.
Lembro da nossa chegada, todo mundo animado pelo que estava por vir, mas, em pouco tempo, todos os instrumentos acabaram! O que parecia um problema foi rapidamente resolvido pelo mestre Neguinho do Samba, que, num ato generoso e sempre genial, pediu 20 tamborins na Didá e disse: “Meus meninos não vão ficar de fora, não!”
E lá fomos nós, sem camisa, de bermuda, e eu com meu discreto tênis vermelho, maior que o pé, porque era do meu pai, junto com outros 200 percussionistas, cada um com seu instrumento e um modelo diferente de camisa do Olodum, rumo ao Largo do Pelourinho. Éramos tomados pela vibração dos tambores entre os casarões coloridos e pela energia de algo que a gente ainda não entendia completamente, mas sentia no coração que seria muito especial. Naquele dia, o mundo inteiro olhou para o nosso samba-reggae, olhou para nós!
Quando Michael Jackson chegou com Spike Lee para gravar “They Don’t Care About Us” com o Olodum, não era apenas um artista internacional visitando Salvador. Era o reconhecimento da trajetória do Olodum, da força da cultura negra, da resistência transformada em música, do som do nosso povo atravessando fronteiras mais uma vez. Para mim, aquele momento foi como descobrir que o impossível podia existir. Eu estava ali, ao lado do grande ídolo de todos nós, o artista que eu ouvia nos discos de vinil e CDs dos meus pais, o cara que a gente esperava para ver o clipe no domingo à noite na TV… ele estava entre nós!
E não por acaso, três décadas depois, a vida me levaria a outro lugar dentro dessa mesma história.
De lá pra cá, muita coisa mudou. Hoje, como presidente do Olodum, olho para trás e vejo aquele menino sonhador e encantado ainda presente em cada ensaio, em cada batida de repique, tarol ou marcação, que continuam a tocar através dos incríveis músicos da nossa percussão.
Aquele encontro não foi apenas a gravação de um videoclipe histórico, um dos mais vistos da carreira de Michael Jackson. Foi uma afirmação de identidade, um marco para gerações inteiras e uma prova de que a nossa cultura e a nossa missão estavam no caminho correto.
O tempo passou, mas a batida continua a mesma: forte, viva, transformadora e se reinventando.
Trinta anos depois, seguimos mostrando ao mundo o Olodum que encantou Michael Jackson, Spike Lee e uma legião de admiradores do nosso trabalho pelo mundo. Agora, dizemos: estamos aqui e alguém liga, sim, pra gente!
Jorginho Rodrigues
Presidente Executivo do Olodum
Redes Sociais
Site: https://olodum.com.br/
Instagram: https://www.instagram.com/olodum_oficial/?hl=en
Facebook: https://www.facebook.com/olodum.oficial/
Twitter: https://twitter.com/olodum?lang=en
YouTube: www.youtube.com/tvolodum
SOBRE O TEMA DO CARNAVAL 2026
“Máscaras Africanas: Magia e Beleza”
Música do CARNAVAL 2026
“Ginga Olodum” (Vozes: Lucas di Fiori, Lazinho e Russo Passapusso)
YOUTUBE- https://music.youtube.com/watch?v=vIvEHm6HTGk&si=DaXT-Nqx0eQ1KuD3
SPOTIFY- https://open.spotify.com/intl-pt/album/2M7cKB2MKSPTkreBfzDATu
Assessoria de comunicação – LABORATÓRIO DA NOTÍCIA
Jornalista responsável: Magaly Matos – WhatsApp: (71)99971-1121 ou (71) 9951-1121



