Um anseio de mais de 25 anos de diversas gerações de apaixonados por bicicross foi realizado neste último sábado, 07 de fevereiro de 2026.
Foi entregue aos pauloafonsinos a Obra de Requalificação da Pista de BMX que, agora, atende aos padrões atestados pela Federação Baiana de Bicicross, garantindo mais segurança e qualidade para treinos e competições.
A entrega aconteceu dentro da programação do projeto Conexão Verão, realizado pela Prefeitura de Paulo Afonso, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Esporte (SECULTE) e contou com competições da Copa Energia de BMX e da Copa Bahia de BMX, reunindo atletas de diversos estados, das Delegações de Salvador e de Sergipe e das Delegações dos municípios baianos de Pojuca, Feira de Santana, Itaberaba, Lauro de Freitas e Camaçari.
As competições contemplaram atletas de ambos os sexos, com faixas etárias entre 5 e 49 anos de idade e contou com a coorganização da Federação Baiana de Bicicross, fortalecendo o calendário esportivo regional.

Presente na cerimônia, o prefeito Mário Galinho destacou a importância da participação popular para a concretização do projeto. Ele relembrou a luta histórica dos bikers locais pela construção de uma pista profissional. “A Prefeitura vai fazer de tudo para ajudar vocês, para apoiar os atletas de qualquer modalidade esportiva”, afirmou.
O descerramento da placa de inauguração da pista contou com a presença do vice-prefeito, Pedro Macário, do secretário municipal de Cultura e Esporte, Kôka Tavares, do secretário municipal de Educação, Ércio Chaves e do procurador do Município, Diônatas Meireles, além de alguns competidores e bikers pauloafonsinos da velha guarda, que o prefeito fez questão de convidar para o momento simbólico.
A requalificação da pista representa um marco para o esporte local, incentivando novos talentos e fortalecendo a tradição do bicicross em Paulo Afonso.



