Filme do multiartista João Caetano propõe uma travessia entre memória, espiritualidade e resistência
No próximo domingo, 24 de agosto, o público de Salvador terá a primeira oportunidade de assistir ao curta-metragem “Cabeça Cara – Ajeum?”, obra dirigida, roteirizada e performada pelo multiartista baiano João Caetano. A sessão é gratuita e acontece no Espaço Cultural Alagados, às 18h, seguida da performance “Fazendo terra para se plantar” e de uma roda de conversa com a equipe criativa.
O curta mergulha na ideia da cabeça como espaço de memória, espiritualidade e saber, propondo uma experiência estética que cruza ancestralidade e afrofuturismo. Criado a partir de vivências e investigações artísticas de João Caetano, o filme é também um gesto de resistência e de reafirmação da arte como lugar de cura, denúncia e afeto.
“Cabeça Cara é um chamado para lembrar o que tentaram apagar, para afirmar que estamos aqui, vivos e criando novas formas de existir”, afirma o diretor, João Caetano.
O trabalho audiovisual é da De Casa Multiprodutora com Rebecca Santos que é diretora de fotografia e assina captação, montagem e edição do curta. Amanda Santos fez a assistência de fotografia e o cabelo. Romário Oliveira faz a direção de arte, curadoria e maquiagem e Gab Santos a assistência de produção. Na música, a direção musical é do Projeto Notas Coloridas com criação e execução de Evelin Vitória, Raissa Pessoa, Emerson Araujo, MVLC, Márcio Hawkins, Rayan Ribeiro, Tássio Sarrosí e Ysabelle Neri. Na produção musical temos Bonsuet Mariano e o Quilombayo produções com Emerson Araújo e Tássio Sarrosí. Para a performance, juntam-se a esse time Joel Carlos com preparação corporal, direção de movimento e coreografia, Louise Nascimento na assessoria de comunicação e Tauan Carvalho da Bixa Costura no figurino.
Este projeto foi contemplado nos Editais da Política Nacional Aldir Blanc Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura do Estado via PNAB, direcionada pelo Ministério da Cultura – Governo Federal.
.Serviço
O quê: Estreia do curta-metragem Cabeça Cara – Ajeum?
Quando: Domingo, 24 de agosto, às 18h
Onde: Espaço Cultural Alagados – Salvador/BA
Programação: Exibição do curta + performance “Fazendo terra para se plantar” + bate-papo com a equipe criativa
Entrada: Gratuita
Foto Rebecca Santos