O hospital São Rafael, da Rede D’Or, recebeu na quinta-feira 22/08, um dos maiores especialistas em doenças infecciosas do país, David Uip. O médico veio com membros da sua equipe à capital baiana para um encontro de compartilhamento de informações sobre o cenário local de infectologia e controle de infecções. As discussões também servem ao alinhamento para trabalhos de ensino e pesquisa na área.
O encontro teve a coordenação do diretor nacional de Câmaras Técnicas da Rede D’OR, Carlos Cleverson, e contou com a presença das infectologistas do núcleo nacional de Infectologia D’Or, Ana Lúcia Munhoz e Tania Strabelli. Participaram ainda todos os infectologistas da Regional Bahia e os diretores dos cinco hospitais que compõem a Rede D’OR no Estado.
David Uip, 71 anos, passou a fazer parte da Rede D’Or desde o ano passado, quando assumiu a diretoria nacional da Infectologia D’Or, responsável por reorganizar as áreas de assistência, pesquisa e ensino em doenças infecciosas nos serviços do grupo. Ele é professor livre-docente da FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo) e reitor da FMABC (Faculdade de Medicina do ABC).
Segundo Dra. Ana Verena Mendes, diretora médica do Hospital São Rafael, o evento teve como motivação principal o alinhamento sobre as perspectivas de desenvolvimento da infectologia em nível regional e nacional. Nesse aspecto, o foco é a integração entre os serviços de infectologia – CCIH e microbiologia – para combate à resistência bacteriana e aos problemas de saúde pública relacionados às doenças infecciosas, tão presentes neste momento pós -pandemia.