banner-anuncie-aqui-728x90

Gestores e pesquisadores que atuam na fronteira da inovação tecnológica em saúde estarão no mês de setembro em Salvador

II Congresso dos Laboratórios Oficiais do Brasil reunirá especialistas para debater modelo de governança e desafios estratégicos para a saúde pública brasileira

Entre os dias 24 e 26 de setembro de 2025, Salvador será palco do II Congresso dos Laboratórios Oficiais do Brasil, promovido pela sua associação representativa (ALFOB). O evento, que acontece no Gran Hotel Stella Maris, contará com a participação de pesquisadores e gestores públicos renomados, como o médico Reinaldo Guimaraes, ex-secretário de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde, que irá proferir a palestra magna “Desafios da Indústria Farmacêutica no Âmbito da Estratégia para o Complexo Econômico e Industrial da Saúde”.


O Brasil possui uma das mais robustas redes de laboratórios públicos do mundo. Neste contexto, a ALFOB reúne 24 unidades fabris, de pesquisa, ensino e inovação distribuídas em oito estados. Entre os integrantes estão instituições de referência, tais como os Institutos Farmanguinhos e Bio-Manguinhos (ambos vinculados à Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz) e o Instituto Butantan, estes decisivos na produção de vacinas durante a pandemia de Covid-19. A anfitriã do evento será a Fundação Baiana de Pesquisa Científica e Desenvolvimento Tecnológico, Fornecimento e Distribuição de Medicamentos (Bahiafarma), representada pela sua presidenta, médica Ceuci Nunes e equipe técnica.



Capacidade produtiva e tecnológica
Juntos, os laboratórios oficiais têm capacidade para produzir mais de seis bilhões de unidades farmacêuticas e 300 milhões de doses de vacinas por ano, além de garantir 100% da demanda nacional de 15 tipos de soros utilizados pelo SUS.

Com o congresso, a ALFOB pretende discutir caminhos para o fortalecimento dessa base produtiva e tecnológica estratégica. Estarão em pauta os desafios que hoje limitam o desenvolvimento do Complexo Econômico-Industrial da Saúde (CEIS), entre eles: a forte dependência de importação de insumos farmacêuticos ativos (mais de 90% da demanda nacional), as fragilidades regulatórias e jurídicas, entraves tributários, aduaneiros e cambiais, além da necessidade de maior investimento em pesquisa, inovação e estudos clínicos.

A programação terá minicursos sobre gerenciamento de riscos, farmacovigilância, sistemas ERP e rede de comunicação e informação, além de mesas-redondas que abordarão inteligência artificial na indústria farmacêutica, instrumentos legais para compras públicas, cultura da qualidade e um painel sobre governança na gestão produtiva dos Laboratórios Oficiais.

Estarão presentes nomes como Igor Ferreira Bueno (diretor do Departamento do Complexo Industrial e Inovação do Ministério da Saúde), Lenira Nanuncio (Diretora de Qualidade Comercial da Boehringer Ingelheim). Fernanda Molino Giraldi Bueno, Coordenadora de Garantia da Qualidade do Instituto Butantan, Débora Araújo Othon (Nuplam-UFRN), Leonardo Ramalho (procurador do Estado de Pernambuco), Thiago Lopes Cardoso Campos (empossado recentemente como diretor da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa), Narayanna Dantas (Hemobrás), Victor Ramos, diretor de Comunicação do Instituto Butantan, o vice-reitor da UFBA, Penildon Silva Filho, além dos pesquisadores Heitor Mansur Caulliraux (UFRJ) e Priscila Vanessa Goliatt (UFJF), Meiruze Sousa Freitas (Diretora do Departamento de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde) e Fabricio Marchini, do Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP).

Segundo o presidente da ALFOB, Jorge Souza Mendonça, ao reunir especialistas de referência, o encontro busca reforçar o papel dos laboratórios oficiais como pilar estratégico da saúde pública brasileira e apontar soluções para reduzir a dependência externa e fortalecer a inovação em benefício do SUS e da população brasileira, visando atender também às demandas do mercado externo, em especial os países do Sul Global.


A programação completa do II Congresso dos Laboratórios Oficiais pode ser conferida em: https://alfob.org.br/iicongresso/

Para realizar sua inscrição, acesse: https://www.sympla.com.br/evento/ii-congresso-dos-laboratorios-oficiais-do-brasil/2937473

E para saber mais sobre os Laboratórios Oficiais do Brasil: https://alfob.org.br/


Assessoria de Comunicação II Congresso dos Laboratórios Oficiais do Brasil – LABORATÓRIO DA NOTÍCIA

Créditos da Foto/Divulgação: FOTO ALFOB

Veja também:

Sobre mim

Francisco Martins

O comunicólogo atua em diferentes funções, como repórter, editor, produtor, chefe de redação, etc. Também atuar na comunicação organizacional como atividades voltadas ao Marketing, Publicidade, Relações Públicas, Cinema e Vídeo, entre outras. DRT 7333/BA

Mais vistos

  • All Post
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Geral
  • Polícia
  • Política
  • Saúde
  • Tecnologia

Sea Adventure

Letter wooded direct two men indeed income sister impression.

Em Destaques

  • All Post
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Geral
  • Polícia
  • Política
  • Saúde
  • Tecnologia

Categories

Tags

    Edit Template

    © 2024 – Todos os direitos reservados à  Francisco Martins