Em parceria com a Ação Forte, a iniciativa integra a campanha Outubro Rosa e beneficia 50 pessoas de Salvador e Santo Antônio de Jesus
Neste mês de outubro, o Instituto Sabin oferece exames de mamografia gratuitos para mulheres em situação de vulnerabilidade social atendidas pela Associação Educativa e Cultural Arte Ger’Ação, que atua em Salvador, e pelo Grêmio Educacional Social e Cultural Águias de Santo Antônio de Jesus (Gesca), na cidade de Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo Baiano. A ação contempla, ao todo, 50 mulheres, sendo que algumas delas nunca realizaram uma mamografia, que é um exame de imagem que ajuda a prevenir o câncer de mama e outras doenças. A iniciativa visa promover os cuidados com a saúde delas.
“Para nós, do Gesca, a importância de participar dessa ação é de grande valia, pois estaremos, por meio do Instituto Sabin, beneficiando 30 mulheres, que, por dificuldades financeiras ou até mesmo pela extensa demanda do SUS, não conseguem realizar o exame de mamografia”, afirma Faine Queiroz, assistente social da entidade.
Silvia Bezerra Pereira, assistente social e coordenadora de projeto da Arte Ger’Ação, destaca também a importância da iniciativa: “As mulheres atendidas pela associação não têm plano de saúde e nem sempre conseguem fazer o exame nos mutirões públicos realizadas neste mês. Por isso, essa é uma boa oportunidade para dar acesso a serviço essencial de saúde e autocuidado”.
O Instituto Sabin também promove uma ação voltada à saúde das mulheres em Barreiras, no oeste da Bahia, com a doação de exames de sangue para 20 pessoas atendidas pela Casa da Mulher Barreirense. Por meio dessa parceria, elas podem fazer, gratuitamente, análise de hemograma, glicose, creatinina, colesterol total e frações, TSH (que avalia o hormônio estimulante da tireoide) e da saúde do fígado, como TGO, TGP e GGT. As mulheres beneficiadas tanto com exames de sangue quanto com mamografias serão atendidas em uma consulta de retorno por meio da Rita Saúde – plataforma integradora de serviços de saúde do Grupo Sabin – para análise dos resultados.
Ações pelo país
Além da Bahia, o Instituto Sabin promove ações dentro do Outubro Rosa – que é a campanha voltada para alertar a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama – em outros 11 estados, alcançando mais de 5.000 mulheres e 500 voluntários com a oferta de 640 exames laboratoriais e 498 exames de imagem, incluindo mamografias e ultrassonografias, nas cidades onde o Sabin Diagnóstico e Saúde possui unidades de exames de imagem.
As beneficiárias terão até dezembro para realizar o ciclo completo de exames em unidades do Sabin Diagnóstico e Saúde e consulta por meio da Rita Saúde. Para as que realizarem os exames até o final de outubro, haverá um incentivo adicional: vouchers da campanha Novembro Azul serão oferecidos para presentear familiares, motivando também a prevenção de doenças nos homens.
A ação, além de dar acesso gratuito a exames a esse grupo de mulheres, também conscientiza sobre a importância do autocuidado e da prevenção de doenças, especialmente o câncer de mama. “Nosso objetivo é promover a ampliação do acesso às consultas e exames preventivos para pessoas em vulnerabilidade e aumentar o conhecimento das pessoas em relação à sua saúde”, afirma o gerente-executivo do Instituto Sabin, Gabriel Cardoso.
Foto: Acervo Sabin