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Ocupação hoteleira superior a 90% consolida Salvador como destino da cultura afro-brasileira em novembro

Os primeiros dias de novembro vêm confirmando o acerto da Prefeitura na sua estratégia de posicionar Salvador como um dos principais destinos turísticos do país e referência da cultura afro-brasileira. Com o Novembro Salvador Capital Afro, a cidade vem registrando uma intensa movimentação de visitantes e uma taxa média de ocupação hoteleira superior a 90% — resultado que reforça o protagonismo da capital baiana no turismo cultural e identitário. 

A programação, que celebra o Mês da Consciência Negra com mais de 120 atividades em diferentes bairros da cidade, tem atraído turistas do Brasil e do exterior, impulsionando a cadeia produtiva do turismo. A iniciativa integra a política de valorização da cultura negra e de promoção internacional da cidade como um destino que celebra suas raízes e diversidade. 

Com isso, a cidade deve fechar novembro com números ainda melhores do que o acumulado até agora, que já mostram que o setor do turismo soteropolitano está em expansão. De acordo com dados do Observatório do Turismo de Salvador, a taxa média de ocupação hoteleira de outubro superou a casa dos 70%, e o total de turistas cresceu 6,1% em relação ao mesmo mês do ano passado. 

Já a receita turística também apresentou resultado expressivo, alcançando R$ 17,4 bilhões entre janeiro e outubro deste ano, o que representa um crescimento de 5,1% em comparação ao mesmo período de 2024. 

Segundo a vice-prefeita e secretária de Cultura e Turismo (Secult), Ana Paula Matos, os números refletem uma visão estratégica de longo prazo. “Salvador tem se consolidado como a capital mundial da cultura afro-brasileira, e isso é resultado de um trabalho contínuo de valorização da nossa identidade. O turismo cultural e étnico não apenas fortalece nossa imagem no mundo, mas também gera oportunidades, renda e dignidade para o nosso povo. Em novembro, a cidade vive um momento especial, com visitantes de todas as partes do mundo que vêm experimentar a energia, a história e a beleza da nossa cultura”, destacou. 

Outro dado positivo do Observatório do Turismo de Salvador foi o aumento significativo do número de visitantes em equipamentos culturais, como o Memorial 2 de Julho, que registrou alta de 31% no mês de outubro. 

O impacto econômico do turismo é expressivo: além de movimentar restaurantes, bares, hotéis e serviços, o setor tem sido um dos grandes vetores de geração de emprego e renda para os soteropolitanos. Estima-se que cada turista que chega à cidade contribui diretamente para o fortalecimento de centenas de atividades econômicas ligadas à cultura e ao lazer.

Foto: Bruno Concha / Secom PMS

Texto: Ascom Secult

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Francisco Martins

O comunicólogo atua em diferentes funções, como repórter, editor, produtor, chefe de redação, etc. Também atuar na comunicação organizacional como atividades voltadas ao Marketing, Publicidade, Relações Públicas, Cinema e Vídeo, entre outras. DRT 7333/BA

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