De acordo com o INCA, 4.230 novos casos da doença devem ser registrados na Bahia em 2024
Em 2024, a Bahia deve registrar 4.230 novos casos de câncer de mama, de acordo com estimativa do Instituto Nacional do Câncer (INCA). Com 73.610 diagnósticos previstos no Brasil, a doença representa o tumor mais incidente em mulheres de todas as regiões do país (depois do de pele não melanoma).
Em homenagem ao Outubro Rosa, campanha mundial de conscientização sobre esse tipo de neoplasia, a Oncoclínicas Bahia e o Grupo CAM promovem várias ações para incentivar a adoção de hábitos saudáveis e a prevenção.
Campanha arrecada recursos para mamografias gratuitas
Pelo quarto ano consecutivo, a campanha “Meu Combustível Salva”, fruto de uma parceria da CAM e Oncoclínicas com a rede de postos Shell, vai arrecadar recursos que serão revertidos para a doação de mamografias gratuitas para pacientes de 40 a 70 anos. Ao longo do mês de outubro, todas as pessoas que abastecerem com gasolina V Power via aplicativo Shell Box, na Bahia, além de receberem um desconto de R$ 0,20 centavos por litro, vão colaborar automaticamente com a doação de mamografias.
Idealizada pela mastologista Carolina Argolo, da CAM e Oncoclínicas, a ação tem como objetivo aumentar o acesso de pacientes ao exame de rastreamento, conscientizar a população sobre a importância da prevenção e contribuir para o combate ao câncer de mama “Mais de 40% das mulheres diagnosticadas com a doença no Brasil têm menos de 50 anos”, afirma a médica, que também é presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia – Regional Bahia. O início do rastreamento aos 40 anos reduz em 25% a mortalidade em 10 anos, de acordo com consenso da Sociedade Brasileira de Mastologia, da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO) e do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem.
Na edição de 2023, a campanha conseguiu arrecadar o equivalente a duas mil mamografias gratuitas, que foram realizadas, mediante agendamento prévio, ao longo dos últimos dez meses, nas unidades da CAM
Oficinas gratuitas para elevar a autoestima
Diversas pesquisas apontam que a autoestima e a autoconfiança são fundamentais para a adesão ao tratamento oncológico. Pensando nisso, no dia 29 de outubro, das 14h às 16h, a Oncoclínicas Bahia realizará a oficina de beleza e automaquiagem do programa “De Bem com Você – a Beleza contra o câncer”, destinada a mulheres em diferentes fases de sua jornada contra o câncer. A ação tem como objetivo fortalecer a autoestima e promover o bem-estar das participantes, contribuindo para sua qualidade de vida durante o enfrentamento da doença.
O “De Bem com Você – a Beleza contra o câncer”, em associação ao Look Good Feel Better®, é coordenado no Brasil pelo Instituto ABIHPEC e tem origem no programa norte-americano, lançado nos EUA na década de 80. As oficinas com a colaboração voluntária de profissionais maquiadores e assistentes ensinam técnicas de automaquiagem e dicas de beleza a essas pacientes. O objetivo é amenizar os efeitos das transformações causadas durante a quimioterapia, radioterapia e outros tratamentos oncológicos.
Talk Rosa
Em homenagem ao mês de conscientização para prevenção do câncer de mama, a Oncoclínicas Bahia promove, no dia 31 de outubro, evento no formato de Talk Show com o tema “Vida após o Câncer: ampliando os olhares sobre o Outubro Rosa”. O encontro será realizado, às 17h, no Auditório Marie Curie, na unidade Ondina, e contará com a participação de Raíssa Aglé, professora, paciente e participante do programa OC Sobreviver, e Carolina Magalhães, oncoinfluencer, criadora do Projeto Se Cuida Preta e autora do livro “Mas Nem Parece que Você tem Câncer”. A mediação será feita por Luciana Landeiro, oncologista clínica da Oncoclínicas Bahia e líder nacional do programa OC Sobreviver.
“O cuidado com quem teve o diagnóstico de um câncer de mama vai muito além do tratamento oncológico, precisamos ampliar o olhar para as pacientes, que, muitas vezes, acabam sendo impactadas não só fisicamente, mas também do ponto de vista psicossocial”, destaca a médica Luciana Landeiro, que também reforça a importância da atenção multidisciplinar, com psicólogo, nutricionista e outros profissionais, além dos familiares e da rede de apoio. “A reinserção ao mercado de trabalho, por exemplo, é um dos desafios que a mulher enfrenta após o término da fase mais intensa do tratamento para câncer de mama”, conta a especialista. A médica é autora do estudo “Retorno ao trabalho após o diagnóstico do câncer de mama: Estudo prospectivo observacional no Brasil”, resultado de sua tese de doutorado na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), e publicado na Revista Cancer, publicação cientifica norte-americana e uma das principais revistas internacionais na área de oncologia.
O evento é aberto a pacientes oncológicos e seus familiares, mas tem vagas limitadas de acordo com a capacidade do auditório. Interessados em participar devem fazer a inscrição prévia através do formulário: https://forms.office.com/r/wpZjudCgLp
Hábitos saudáveis e prevenção
Cerca de 30% dos casos de câncer podem ser prevenidos com a adoção de hábitos saudáveis, como atividade física e alimentação equilibrada, segundo o INCA. Para promover saúde, qualidade de vida e bem-estar, a Oncoclínicas e o Grupo CAM, vão patrocinar a 3ª Corrida de Rua Yacht Clube, que acontece no próximo dia 20 de outubro, em Salvador, e a Expo Saúde Weekend, de 18 a 20 de outubro, no Parque Shopping Bahia, em Lauro de Freitas, onde uma equipe vai realizar ações educativas com foco na conscientização sobre o câncer de mama e na prevenção da doença.
Com largada às 6h45, na Estradinha do Yacht Clube (estacionamento Porto da Barra), a corrida será disputada nas categorias feminina e masculina, com percursos de 10km e 5km. O trajeto passará pela orla da Barra até Ondina e depois retornará até o clube.
Serão premiados os cinco primeiros colocados em cada categoria. As inscrições podem ser feitas pelo site: https://www.e-inscricao.com/ycb/corridaderuayacht-zapu-g64y
Sobre a Oncoclínicas&Co
Oncoclínicas&Co é o maior grupo dedicado ao tratamento do câncer na América Latina, com um modelo especializado e inovador focado em toda a jornada do tratamento oncológico, aliando eficiência operacional, atendimento humanizado e especialização por meio de um corpo clínico composto por mais de 2.700 médicos especialistas com ênfase em oncologia. Com a missão de democratizar o tratamento oncológico, oferece um sistema completo que integra clínicas ambulatoriais a cancer centers de alta complexidade. Conta com 142 unidades em 39 cidades brasileiras, permitindo acesso de qualidade em todas as regiões que atua, alinhados aos padrões dos melhores centros de referência mundiais no tratamento do câncer.
Com foco em tecnologia, medicina de precisão e genômica, a Oncoclínicas realizou aproximadamente 635 mil tratamentos em 2023. É parceira exclusiva no Brasil do Dana-Farber Cancer Institute, afiliado à Faculdade de Medicina de Harvard, um dos principais centros de pesquisa e tratamento de câncer no mundo. Possui a Boston Lighthouse Innovation, especializada em bioinformática, em Cambridge, Estados Unidos, e participação na MedSir, dedicada ao desenvolvimento e gestão de ensaios clínicos para pesquisas independentes sobre o câncer, em Barcelona, Espanha. Recentemente, expandiu sua atuação para a Arábia Saudita por meio de uma joint venture com o Grupo Al Faisaliah, levando a missão de vencer o câncer para um novo continente e proporcionando cuidados oncológicos em escala global, ao combinar a hiperespecialização oncológica com abordagens inovadoras de tratamento.
A companhia integra a carteira do IDIVERSA, índice lançado pela B3, destacando empresas comprometidas com diversidade de gênero e raça. Para maiores informações acesse: www.grupooncoclinicas.com
Carol Campos
Assessoria de Imprensa
Crédito da imagem:Freepik