O Carnaval de Salvador vai além dos circuitos Dodô (Barra/Ondina) e Osmar (Campo Grande). No tradicional Circuito Batatinha (Pelourinho), o que não falta são opções gratuitas nas ruas e praças do Centro Histórico. Neste domingo (15), nomes que contribuíram para a história da música baiana se apresentaram no Palco Axé, no Largo de Tieta, na Rua das Laranjeiras, no Pelourinho.

Quem abriu os trabalhos foi Zeca Freitas e Orquestra, e, logo em seguida veio o Bailinho de Quinta com marchinhas tradicionais e músicas clássicas da axé music.

A enfermeira Cecília Braz saiu do bairro da Pituba na companhia dos pais, de 84 e 78 anos. Eles são de Cruz das Almas, no Recôncavo baiano, e vieram para o Carnaval. “Acompanho essa programação há alguns anos. Estive aqui no ano passado, fiquei encantada e fiz questão de trazer meus pais, que são pessoas idosas. Acho que é uma oportunidade incrível de eles participarem de um carnaval, um carnaval democrático”.

A professora Cláudia Silva foi positivamente surpreendida com os sobrinhos, de 8 e 11 anos. Eles escutaram clássicos da MPB e da Tropicália entoados pelo grupo Zeca Freitas e Orquestra e resolveram conferir de perto a apresentação.

“Estávamos no Terreiro de Jesus acompanhando outras atrações e resolvemos dar uma volta. Ouvi a música e entrei no largo. Fiquei maravilhada porque o local tem espaço e infraestrutura para a gente aproveitar as atrações com conforto”.
Também no Centro Histórico, mas na Praça Castro Alves, o palco Domingo Delas reuniu grandes nomes da música baiana de diferentes gerações, com a cantora Carla Cristina, que abriu o evento, além de Luedji Luna, Cátia Guima e Rachel Reis.
Mesmo depois de acompanhar a saída do afoxé Filhos de Gandhy, a estudante Clara Tolentino e as amigas tiveram energia de sobra para ficar para curtir os shows. “Sou fã de Rachel Reis e vim hoje exclusivamente para ver o show dela. Gosto de aproveitar todos os circuitos, mas o Batatinha traz essa tradição e tranquilidade em relação aos demais”, opinou.
Na Praça da Cruz Caída os foliões aproveitaram atrações que homenageavam o samba, tema do Carnaval deste ano, com o “O Samba Nasceu Aqui”. Nomes como Gal do Beco, Banda Raça Pura, Jaguarana, Lino Cerqueira, Miskuta, Chocolate da Bahia, Edil Pacheco, Mônica Sangalo e Viola de Doze botaram todo mundo para dançar.
Fotos: Wilson Sabadin / Secom PMS
Reportagem: Nilson Marinho / Secom PMS




