banner-anuncie-aqui-728x90

VALE ESTE: Salvador deve ter verão histórico e receber 3,6 milhões de visitantes

Reforçando seu protagonismo como um dos destinos mais procurados do país, Salvador deve receber 3,6 milhões de visitantes neste verão, de acordo com um levantamento realizado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult). Com uma programação cultural pulsante e ações para acolher os turistas, a capital baiana vive um período de intensa movimentação, com impacto direto na geração de emprego e renda. 

A vice-prefeita e secretária municipal de Cultura e Turismo de Salvador, Ana Paula Matos, diz que o início deste verão confirma o acerto das escolhas feitas pela gestão municipal e o fortalecimento da cidade no cenário turístico. “Salvador começa o verão 2026 como uma cidade organizada, ativa e preparada para viver um dos períodos mais intensos do ano. A combinação entre programação cultural, esportiva e ações coordenadas de serviços públicos reforça nosso protagonismo como destino mais desejado do país, movimentando a economia, fortalecendo o turismo e gerando oportunidades nos setores do comércio, serviços e economia criativa”. 

Ainda segundo a secretária, a missão é manter o ritmo dos últimos meses de 2025. “Já superamos as expectativas e entregamos um Salvador Capital Afro, Natal e Réveillon que ficaram para a história da cidade, e pretendemos que este verão seja inesquecível”, assinala a gestora. 

Já o presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington, destaca uma movimentação maior de turistas por Salvador desde o início de dezembro. “Não há dúvidas de que é o destino mais desejado do Brasil. Estamos com a cidade lotada antes mesmo do verão chegar oficialmente. Salvador se consolida não apenas pela força de seus eventos, mas por um planejamento integrado que movimenta o turismo, a economia criativa e gera oportunidades reais de emprego e renda para a população”, afirma Edington. 

Mineira da cidade de Visconde do Rio Branco, a professora Alexandra Martins, 50 anos, está em Salvador há uma semana. Após curtir o Réveillon soteropolitano, a turista tem aproveitado a estadia para conhecer os pontos turísticos da cidade. “Fui no Pelourinho, na Avenida Sete, passei pelos arredores do Centro Antigo e achei tudo muito lindo. Vou ficar mais uns dias e ainda quero passear por alguns outros lugares. Salvador é maravilhosa”, diz Alexandra, que revelou seu encantamento pela praia da Barra. “Dos locais que visitei, foi o que mais arrebatou meu coração”, conta. 

Pela primeira vez na capital baiana a passeio, a carioca Luciana Zugaib, 49 anos, explica o motivo de escolher Salvador para passar as férias de verão. “A cidade é uma das grandes belezas do nosso Brasil. Já tinha passado por aqui a trabalho, mas ainda não tinha vindo turistar, conhecer essas praias maravilhosas. Ontem estive em Itapuã, hoje no Farol. As duas são incríveis! Amanhã, nosso destino será o Pelourinho”, afirma a turista, ao detalhar o roteiro. 

Renda – A intensa movimentação turística, que gera impacto direto na geração de renda, é comemorada pela artesã Joyce Oliveira, 25 anos, que circula pelas praias da orla soteropolitana vendendo colares, pulseiras, gargantilhas e brincos. Ela considera o verão extremamente promissor para incrementar o seu comércio. “Com certeza existe uma procura maior. Os turistas gostam do nosso artesanato, que tem a cara da Bahia. Com a cidade cheia, vendemos mais. Estou feliz e pretendo vender muito até o início de março”, planeja a artesã, que também comercializa cocos em uma barraca localizada no Farol da Barra. 

O aumento nas vendas também já é percebido pela baiana Flaviana Florença, que trabalha com receptivo de turistas na Barra há 12 anos e comercializa fitas do Senhor do Bonfim, chaveiros e bonequinhas com imagens de baianas. “Esse verão está sendo incrível, cheio de oportunidades; a cidade está cheia, com muitos turistas do Brasil e do mundo inteiro. É sempre muito bom trabalhar aqui, recepcionar os turistas e fazer com que eles levem essa imagem encantadora da nossa cidade”, pontua a baiana.

Fotos: Otávio Santos / Secom PMS
Reportagem: Camila Vieira e Letícia Silva / Secom PMS

Veja também:

Sobre mim

Francisco Martins

O comunicólogo atua em diferentes funções, como repórter, editor, produtor, chefe de redação, etc. Também atuar na comunicação organizacional como atividades voltadas ao Marketing, Publicidade, Relações Públicas, Cinema e Vídeo, entre outras. DRT 7333/BA

Mais vistos

  • All Post
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Geral
  • Polícia
  • Política
  • Saúde
  • Tecnologia

Sea Adventure

Letter wooded direct two men indeed income sister impression.

Em Destaques

  • All Post
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Geral
  • Polícia
  • Política
  • Saúde
  • Tecnologia

Categories

Tags

    Edit Template

    © 2024 – Todos os direitos reservados à  Francisco Martins