banner-anuncie-aqui-728x90

3ª edição do Festival das Crianças promove atividades diversas no Parque da Cidade

A 3ª edição do Festival das Crianças aconteceu na manhã desta sexta-feira (10), no Parque da Cidade, reunindo alunos da rede municipal de ensino e também crianças da região. Coordenado pela Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), o evento contou com diversos órgãos da Prefeitura de Salvador, como a Fundação Gregório de Mattos (FGM), que promoveu mais uma apresentação do seu Teatro de Fantoches. 

A titular da SPMJ, Fernanda Lordêlo, exaltou a chegada do festival ao seu terceiro ano. “Toda a Prefeitura está unida neste propósito, tirando efetivamente as crianças da tela, da primeira infância até os adolescentes, trazendo para brincar. Para nós, isso faz toda a diferença. Tem escovação, ruas de lazer, é o dia delas, onde estamos só para supervisionar”, disse a secretária. 
A coordenadora de Políticas Públicas para Infância, Adolescência e Juventude da SPMJ, Dinsjani Pereira, reforça que as atividades propostas combinam educação ambiental, cultura e ludicidade. “Projetamos 500 crianças da rede, mas serão umas 600 a 700 crianças, no total. Estamos na terceira edição e a intenção é proporcionar espaços de ludicidade, casando o meio ambiente com atividades lúdicas, tirando as crianças das telas”, pontuou Dinsjani, responsável por coordenar o evento.


Segundo a coordenadora, no âmbito do Plano Municipal da Infância e Adolescência, um dos objetivos é levar as crianças a viverem mais os ambientes dos parques municipais. “Além disso, também fazer com que as crianças neurodivergentes, PCD, com seus cordões de identificação, percebam as atividades como inclusivas de verdade”, disse.


Vinculada à Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), a Fundação Gregório de Mattos levou ao Parque o Teatro de Fantoches. A gerente de Biblioteca, Livro e Leitura da FGM, Jane Palma, contou que a instituição participa todos os anos das ações da SPMJ. O objetivo é aproximar os pequenos da literatura regional, além de democratizar o acesso à informação. 

“Em cada ano nós levamos um tema diferente. Esse ano, nós estamos com o teatro de fantoches contando, através de personagens de Dias Gomes, a valorização de brincar e estar juntos, fora das telas do celular. Porque lugar de criança é no brincar coletivo. É pular corda, pique esconde, amarelinha, que são jogos coletivos. E sempre associamos as atividades aos livros, reforçando que ler também é lazer”, disse Jane. 

De forma lúdica, fantoches deram vida a contos engraçados com alguns dos personagens mais famosos de Dias Gomes: a Viúva Porcina e Sinhozinho Malta, de Roque Santeiro; João das Asas e o Pavão Misterioso, de Saramandaia; e Odorico Paraguaçu, de O Bem Amado. 

Entre as crianças presentes, estiveram estudantes da Escola Municipal Vila Vicentina, da Lapinha. “Estou achando muito legal, adorei a pintura. Na escola eu gosto de estudar e brincar, e acho importante aproveitar as brincadeiras longe das telas”, disse Maria Clara Brandão, de 9 anos, aluna do 4º ano.
Bela Pérola Nascimento, de 10 anos, também aproveitou bastante as atividades lúdicas. “A história dos fantoches é muito engraçada. E aqui a gente aproveita a natureza, não fica muito no celular. Gosto muito mais assim”, contou.


O Teatro de Fantoches também foi aprovado por Giselle Pimentel, de 9 anos. Ela ainda elogiou a ideia de comemorar o Dia das Crianças no Parque da Cidade. “É muito bom aproveitar o Parque, a gente consegue aprender mais do lado de fora e é bom para não ficar tanto tempo na frente do celular e da televisão”, afirmou.

Fotos: Jefferson Peixoto / Secom PMS

Reportagem: Ana Virgínia Vilalva / Secom PMS

Veja também:

Sobre mim

Francisco Martins

O comunicólogo atua em diferentes funções, como repórter, editor, produtor, chefe de redação, etc. Também atuar na comunicação organizacional como atividades voltadas ao Marketing, Publicidade, Relações Públicas, Cinema e Vídeo, entre outras. DRT 7333/BA

Mais vistos

  • All Post
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Geral
  • Polícia
  • Política
  • Saúde
  • Tecnologia

Sea Adventure

Letter wooded direct two men indeed income sister impression.

Em Destaques

  • All Post
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Geral
  • Polícia
  • Política
  • Saúde
  • Tecnologia

Categories

Tags

    Edit Template

    © 2024 – Todos os direitos reservados à  Francisco Martins