O lançamento será neste sábado, 12, durante o Seminário de Sensibilização e Mobilização da Rede, promovido no Colégio Estadual de Tempo Integral de Altamira, das 8h às 12h
Neste sábado, 12, profissionais da rede municipal de ensino, estudantes, familiares e comunidades de Aporá se reunirão para debater as principais demandas e desafios da educação básica no município. A atividade marca o lançamento do Projeto de Educação Continuada, promovido pela Bracell em parceria técnica com o Instituto Chapada de Educação e Pesquisa (Icep), nesta cidade baiana. O Seminário de Sensibilização e Mobilização da Rede ocorrerá no Colégio Estadual de Tempo Integral de Altamira, em Aporá, das 8h às 12h.
Desenvolvido há 11 anos no Território Litoral Norte e Agreste Baiano e, desde 2022, em municípios do Recôncavo, o projeto promove a formação de profissionais das redes de ensino, contribuindo para a consolidação de uma política pública de formação continuada vinculada às práticas profissionais dos educadores. Ao longo dos anos, a iniciativa tem contribuído diretamente para a evolução dos índices de aprendizagem na região. Alguns municípios registraram aumento no Índice do Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2,2, em 2005, para 5,1, em 2023.
Durante o seminário, os participantes conhecerão as estratégias e ações previstas pelo projeto e participarão de grupos focais para a avaliação e levantamento das principais demandas e desafios educacionais locais. Os resultados desse trabalho serão sistematizados e servirão de subsídio para o desenvolvimento do plano de trabalho. “O primeiro seminário no município se configura como um espaço de construção coletiva do projeto. Ao reunir educadores, gestores públicos, estudantes, familiares e comunidade em geral, o evento possibilita a construção de um rico diagnóstico inicial da rede, criando um espaço para uma escuta ampliada dos seus diversos segmentos”, destaca Milena Oliveira, especialista em Responsabilidade Social da Bracell.
Para a coordenadora pedagógica territorial do Icep, Ana Falcão, a escuta da comunidade escolar possibilita também um olhar sobre as práticas de ensino-aprendizagem. “Nesta troca, obtemos informações mais detalhadas sobre a concepção de ensino e aprendizagem que orienta as práticas pedagógicas, a visão da comunidade sobre o ensino público no município e as expectativas dos diversos sujeitos em relação à aprendizagem de todos e todas/os ”, revela.
SERVIÇO
O quê? 1º Seminário de Sensibilização e Mobilização da Rede de Aporá (BA)
Quando? 12 de julho de 2025 | 8h às 12h
Onde? Colégio Estadual de Tempo Integral de Altamira, Aporá (BA).
Foto: Icep/ Divulgação