Evento no dia 28 de setembro terá roda de conversa, feira, brincadeiras africanas e participação da educadora Tatiana Garcez, além de homenagem aos Santos Meninos com Aloísio Menezes
O Movimento Irun promove no dia 28 de setembro, a partir das 14h, na Casa de Castro Alves, a sua terceira edição. A programação reúne roda de conversa, Design Caboclo (uma exposição e feira de moda, artesanato, acessórios de artesãos, artistas e designers), além de atividades lúdicas inspiradas em brincadeiras africanas e jogos populares de quintal, praça e roda, antecipando os Dia das Crianças. O encerramento será marcado pelo show “Homenagem aos Santos Meninos”, do cantor e compositor Aloísio Menezes, em tributo a Ibejis, Erês, Vungis e a Cosme e Damião.

A edição do Movimento Irun também dedica um espaço especial às crianças, com atividades que dialogam com culturas africanas e tradições populares brasileiras. A proposta é promover o brincar como ato de valorização da memória coletiva e de resistência cultural, reconhecendo a infância como potência de futuro e presença ancestral. Jogos e brincadeiras de diferentes países do continente africano serão ressignificados em experiências coletivas, fortalecendo vínculos comunitários.
Entre as participações confirmadas está a educadora Tatiana Garcez, diretora da Villa Criar – Escola e Centro de Estudos, em Lauro de Freitas. Com 30 anos de experiência na educação infantil, ela se dedica à valorização da infância, da diversidade e da construção coletiva. Tatiana traz para o encontro a sua trajetória de gestão e atuação pedagógica, além da vivência em políticas públicas e protocolos educacionais que reforçam o compromisso com o fortalecimento da educação e da cultura.
Criado como um espaço de diálogo e valorização de saberes ancestrais, o Movimento Irun — palavra da língua tupinambá que significa “irmão” ou “companheiro” — conecta arte, educação, espiritualidade e meio ambiente. A iniciativa se estrutura a partir da Casa de Castro Alves, mas se expande pelo Centro Histórico e por comunidades tradicionais da Bahia, como quilombolas, povos indígenas, marisqueiras e povos de terreiro. Em ciclos trimestrais, realiza ações que envolvem formação, intercâmbio de saberes, feiras, saraus e exposições, estimulando redes criativas e sustentáveis.
O Movimento Irun é um projeto contemplado pelos editais da Política Nacional Aldir Blanc Bahia e pela Política Nacional Cultura Viva. Com apoio do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura, e recursos do Ministério da Cultura, a iniciativa busca fortalecer comunidades tradicionais, fomentar a economia criativa e promover práticas sustentáveis.
Serviço
O quê: 3ª edição do Movimento Irun
Quando: 28 de setembro de 2025
Onde: Casa de Castro Alves – Centro Histórico de Salvador
Programação: roda de conversa, feira e exposição de artesanato caboclo, brincadeiras africanas e show “Homenagem aos Santos Meninos” com Aloísio Menezes
Participação especial: educadora Tatiana Garcez (Villa Criar – Escola e Centro de Estudos)
Entrada: gratuita, com credenciamento no local ou inscrição pelo formulário disponível no Instagram da Casa de Castro Alves
Assessoria de Comunicação do Evento – LABORATÓRIO DA NOTÍCIA
Crédito das Fotos/Divulgação: Ricardo Castro