A iniciativa amplia a visibilidade, fortalece a renda e reafirma o lugar do artesão baiano como artista da cultura popular
O Artesanato da Bahia marca presença, pela primeira vez, na CASACOR Bahia, uma das maiores e mais prestigiadas mostras de arquitetura e design de interiores da América Latina, que abre as portas hoje (8) para o público. A estreia acontece em grande estilo, com a inauguração de uma loja e galeria exclusivas, dedicadas à exposição e venda de obras assinadas por artesãs e artesãos de diversas regiões do estado.

Instalada na histórica Casa Nossa Senhora das Mercês, no centro de Salvador, a loja propõe uma nova leitura sobre o fazer manual, posicionando o artesanato baiano no mesmo patamar da arte e do design contemporâneo. A parceria entre o Artesanato da Bahia e a CASACOR é uma realização da Coordenação de Fomento ao Artesanato (CFA), da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE), em parceria com a Associação Beneficente Ilê Axé Ojú Onirê e Associação Fábrica Cultura.
“O Artesanato da Bahia está presente na CASACOR, que é um dos maiores eventos de arquitetura e design do país, trazendo com cada peça exposta a história da ancestralidade, da cultura do nosso povo. São peças feitas à mão, com originalidade, que demonstram a força da nossa arte por meio de uma política pública que tem dado certo ao longo do ano inteiro, e agora ocupa também esse espaço mais que especial”, afirmou o secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia, Augusto Vasconcelos.
Para além da visibilidade, a presença da loja e da galeria reforça o reconhecimento institucional dos saberes tradicionais como obras de arte. Mais do que ocupar um lugar de prestígio, a iniciativa valoriza os autores, gera renda, fortalece o sentimento de pertencimento e aproxima os artistas do público.
Para Weslen Moreira, coordenador de Fomento ao Artesanato da SETRE, a CASACOR é um espaço estratégico para reposicionar o olhar sobre a arte popular. “As pessoas vão ficar admiradas com a diversidade da produção artesanal da Bahia. Temos aqui pelo menos 40 artistas da cultura popular, que carregam em cada peça sua caminhada ancestral. E a nossa tese é clara: o artesanato da Bahia pode estar em qualquer lugar nas residências mais humildes, nas casas de alto padrão e nas galerias”.
Weslen celebra também o retorno simbólico e afetivo que essa oportunidade gera para os artesãos. “Eles estão extremamente felizes. Os relatos mostram o quanto se sentem valorizados. E o mais bonito é que a maioria deles vai poder visitar a mostra, ver a própria obra em exposição e conhecer os arquitetos. É uma política que valoriza o artista, não só a peça”, realça.
A proposta curatorial da loja também aposta na diversidade e na potência estética do artesanato, reconhecendo seu valor funcional e simbólico. Responsável pelo projeto arquitetônico do espaço, a arquiteta Ana Kalil buscou na rusticidade dos materiais a mesma força expressiva que há nas peças.
“A ideia desse ambiente é, principalmente, mostrar o próprio artesanato. Usamos materiais brutos, como a madeira de mangue e o concreto celular, que é um bloco de construção primária, para compor esse espaço. Isso cria uma atmosfera que conversa com as olarias e com os fazeres populares”, explicou.
Ana também buscou dar destaque à dupla identidade das obras: “A gente quer mostrar que o artesanato não é só souvenir ou item decorativo. Ele pode estar na sua casa como objeto de arte, mas também como parte da sua rotina: nos seus talheres, na sua alimentação. Ele é funcional, é utilitário e, ao mesmo tempo, uma obra de arte”.
Entre os destaques do espaço estão oratórios, cerâmicas regionais, peças em papel machê, esculturas em madeira, cestarias e bordados vindos de diferentes territórios da Bahia. A cada semana, ao longo dos dois meses da CASACOR 2025, o acervo da loja será renovado para que a maior quantidade possível de artesãs e artesãos tenha suas obras expostas e comercializadas.
Em 2024, o Artesanato da Bahia já havia marcado presença na CASACOR com uma participação especial no espaço Nordestesse, apresentando ao público a força e a diversidade do fazer manual baiano.
Com o tema “Semear Sonhos”, a CASACOR Bahia 2025 promove a reconexão com afetos, origens e memórias. A mostra fica em cartaz até 7 de setembro, com 45 ambientes assinados por 54 profissionais da área.
SERVIÇO:
CASACOR Bahia 2025
Loja Artesanato da Bahia – número 4
Local: Casa Nossa Senhora das Mercês – Avenida Sete de Setembro, Salvador
Período: 8 de julho a 7 de setembro de 2025
Site do projeto: www.artesanatodabahia.com.br