A Bahia ficou em último lugar num ranking brasileiro de educação pública
à distância durante a pandemia elaborado pela Fundação Getúlio Vargas.
Salvador, por sua vez, ocupa o primeiro lugar entre as capitais
brasileiras, acima da média de 1,95. O estudo se refere ao recorte entre
março e outubro de 2020.
à distância durante a pandemia elaborado pela Fundação Getúlio Vargas.
Salvador, por sua vez, ocupa o primeiro lugar entre as capitais
brasileiras, acima da média de 1,95. O estudo se refere ao recorte entre
março e outubro de 2020.
De acordo com o relatório, o estado
tirou nota zero na pesquisa porque não apresentou nenhum programa no
período. A média nacional foi de 2,38. O líder no índice foi a Paraíba,
com nota 6,03.
tirou nota zero na pesquisa porque não apresentou nenhum programa no
período. A média nacional foi de 2,38. O líder no índice foi a Paraíba,
com nota 6,03.
Na avaliação, os pesquisadores Lorena Barberia,
Luiz Cantarelli e Pedro Henrique Schmalz ressaltam que “em países em
desenvolvimento, como o Brasil, isso [falta de controle da pandemia]
pode reforçar as desigualdades educacionais preexistentes, especialmente
se o acesso a tecnologias de educação remota for limitado para
populações vulneráveis.”
Luiz Cantarelli e Pedro Henrique Schmalz ressaltam que “em países em
desenvolvimento, como o Brasil, isso [falta de controle da pandemia]
pode reforçar as desigualdades educacionais preexistentes, especialmente
se o acesso a tecnologias de educação remota for limitado para
populações vulneráveis.”
O relatório também pontua que “houve
atrasos significativos na adoção desses programas tanto pelos estados
quanto pelas capitais”. “Além disso, os programas foram desenhados com
atenção insuficiente para a questão da garantia de acesso a tecnologias
que permitiriam o aprendizado e supervisão de alunos de forma remota”,
diz trecho da análise.
atrasos significativos na adoção desses programas tanto pelos estados
quanto pelas capitais”. “Além disso, os programas foram desenhados com
atenção insuficiente para a questão da garantia de acesso a tecnologias
que permitiriam o aprendizado e supervisão de alunos de forma remota”,
diz trecho da análise.
O resultado rendeu críticas de políticos
de oposição ao governador Rui Costa (PT). Líder do bloco oposicionista
na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), o deputado estadual Sandro
Régis (DEM) soltou o verbo contra a gestão estadual. “O governo
praticamente abandonou os estudantes da rede estadual ao não oferecer
nenhuma atividade online, o que vai trazer consequências incalculáveis
para o desenvolvimento destes jovens e crianças”, declarou.
de oposição ao governador Rui Costa (PT). Líder do bloco oposicionista
na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), o deputado estadual Sandro
Régis (DEM) soltou o verbo contra a gestão estadual. “O governo
praticamente abandonou os estudantes da rede estadual ao não oferecer
nenhuma atividade online, o que vai trazer consequências incalculáveis
para o desenvolvimento destes jovens e crianças”, declarou.
Em
relação aos resultados obtidos pela capital baiana, o líder do DEM na
Câmara Municipal, Claudio Tinoco, disse que” Salvador mostra mais uma
vez que é exemplo pra Bahia”. “O próprio estudo destaca que Salvador
implantou um plano de qualidade alta para o EAD, o que não foi
acompanhado pelo governo do estado. Infelizmente, essa é a realidade que
encontramos”, afirmou.
relação aos resultados obtidos pela capital baiana, o líder do DEM na
Câmara Municipal, Claudio Tinoco, disse que” Salvador mostra mais uma
vez que é exemplo pra Bahia”. “O próprio estudo destaca que Salvador
implantou um plano de qualidade alta para o EAD, o que não foi
acompanhado pelo governo do estado. Infelizmente, essa é a realidade que
encontramos”, afirmou.
RESPOSTA DO ESTADO
Em
nota, a Secretaria de Educação da Bahia (SEC) afirmou que “causa
estranheza como foi estabelecida esta uma valoração” da análise.
nota, a Secretaria de Educação da Bahia (SEC) afirmou que “causa
estranheza como foi estabelecida esta uma valoração” da análise.
“Mesmo
com a suspensão das aulas, a SEC vem disponibilizando uma série de
atividades para contribuir com a aprendizagem dos estudantes. No Portal
da Educação, os estudantes têm acesso, por exemplo, à Plataforma
Anísio Teixeira, que contém mais de 10 mil conteúdos digitais
educacionais e aulas do Ensino Médio com Intermediação Tecnológica
(EMITEC), além de conteúdos construídos com as 12 Instituições de Ensino
Superior (IES) públicas na Bahia (UNEB, UEFS, UESB, UESC, UFBA, UFOB,
UFRB, UNILAB, UFSB, UNIVASF, IFBAIANO E IFBA)”, diz trecho da resposta
enviada pela pasta.
com a suspensão das aulas, a SEC vem disponibilizando uma série de
atividades para contribuir com a aprendizagem dos estudantes. No Portal
da Educação, os estudantes têm acesso, por exemplo, à Plataforma
Anísio Teixeira, que contém mais de 10 mil conteúdos digitais
educacionais e aulas do Ensino Médio com Intermediação Tecnológica
(EMITEC), além de conteúdos construídos com as 12 Instituições de Ensino
Superior (IES) públicas na Bahia (UNEB, UEFS, UESB, UESC, UFBA, UFOB,
UFRB, UNILAB, UFSB, UNIVASF, IFBAIANO E IFBA)”, diz trecho da resposta
enviada pela pasta.
A SEC ainda pontuou que, “para quem não
possui acesso à internet, a Secretaria exibe, através da TVE, conteúdos
educacionais como os programas “Estude em Casa” e “Hora do Enem”, em
parceria com a Fundação Roberto Marinho.”
possui acesso à internet, a Secretaria exibe, através da TVE, conteúdos
educacionais como os programas “Estude em Casa” e “Hora do Enem”, em
parceria com a Fundação Roberto Marinho.”
por Bruno Luiz / Matheus Caldas
Foto: Camila Souza / GOVBA