Os profissionais fizeram a doação, de forma voluntária, para o Hemoba Bahia
Os colaboradores do Sabin Diagnóstico e Saúde de Salvador participaram, de forma voluntária, da semana de doação de sangue para ajudar a Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado da Bahia (Hemoba), idealizada pelo Instituto Sabin – Organização Social de Interesse Público (Oscip) responsável pelo investimento social do Grupo Sabin.
O dia “D” da mobilização, que começou no dia 8, ocorreu neste sábado, 13, quando 20 profissionais, em parceria com a Equipe de Esporte do Sabin, estiveram na unidade do órgão, na Ladeira do Hospital Geral da Bahia (HGE), na capital baiana. Juntos, eles conseguiram doar bolsas de sangue que irão ajudar pacientes que precisam de transfusão. Atualmente, o Hemoba precisa de doação de todos os tipos sanguíneos.
Agnaluce Silva, gestora do Sabin em Salvador, afirma que iniciativas como essa reforçam o compromisso de ter as pessoas no centro do cuidado. “Incentivamos ações de voluntariado e responsabilidade social, por meio do Instituto Sabin, como forma de contribuir para o desenvolvimento da sociedade. E essa mobilização é um exemplo disso, uma vez que ajudamos a aumentar o estoque de sangue do Hemoba, que precisa do apoio da população”, pontua ela, dizendo que o incentivo à doação continuará ao longo do ano.
Seja um doador também
Para doar sangue, os interessados devem ter entre 16 e 69 anos, estar em boas condições de saúde, pesar mais de 50 kg, não estar em jejum no dia da doação e não ter ingerido bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas. É necessário também não ter fumado por, pelo menos duas horas antes da doação, ter dormido no mínimo seis horas na noite anterior e evitar alimentos gordurosos antes do procedimento.
Além disso, é preciso apresentar um documento com foto emitido por órgão oficial. Pessoas com menos de 18 anos devem ir acompanhadas dos pais ou responsável legal. Já os idosos acima de 60 anos só podem doar se já tiverem feito isso anteriormente.
Na capital baiana, as unidades fixas do Hemoba funcionam com o seguinte horário: Hemocentro Coordenador (sede da Hemoba), de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30, e aos sábados, das 7h30 às 16h30; Hospital do Subúrbio, de segunda a sexta, das 7h30 às 16h30; Hospital Ana Nery, de segunda a sexta, das 7h30 às 12h30; Hospital Roberto Santos, de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h; Hospital Santo Antônio (OSID), de segunda a sexta, das 7h10 às 11h30 e das 13h às 16h.
Para informações sobre os horários de atendimento das 21 unidades de coleta no interior, consultar o site da Hemoba, no endereço: http://hemoba.ba.gov.br/.