banner-anuncie-aqui-728x90

EM ENTREVISTA DE RÁDIO, PREFEITO MÁRIO GALINHO DESTACA AS REALIZAÇÕES DE GOVERNO E GARANTE ACERTO DE VERBAS RESCISÓRIAS

Dentre assuntos envolvendo as suas diversas frentes de trabalho, a exemplo de serviços públicos, saúde, educação, Mário Galinho esclareceu fatos de articulação política e assumiu o compromisso de integralizar o pagamento de rescisões ainda pendentes.

No último dia 31 de dezembro, enquanto a cidade se preparava para a virada de ano, o prefeito Mário Galinho ocupou os microfones de rádio para uma maratona de informações e dados governamentais de quase quatro horas de duração. Em entrevista, Galinho apresentou um balanço minucioso do seu primeiro ano de gestão, marcado pelo desafio de sanear as contas públicas e pela retomada do protagonismo de Paulo Afonso na região.

Com um tom de serenidade e firmeza, o prefeito não fugiu dos temas áridos. Reconheceu as dificuldades financeiras herdadas, mas celebrou o que chamou de “ajuste de rota”. Um dos momentos altos e mais aguardados foi a definição sobre o passivo trabalhista gerado pelas demissões ocorridas no início do seu mandato. Galinho confirmou que já quitou verbas rescisórias de mais de 300 profissionais, além de reforçar que houve a readmissão de quase 300 outros, mediante a compreensão da importância destes, frente a estabilidade dos serviços públicos que alcançam o cidadão pauloafonsino. “Assumo o compromisso de, ao final de 2026, voltar aos microfones das nossas rádios e confirmar o acerto integral com todos os profissionais que não continuaram como nossos colaboradores na atual gestão. E honraremos inclusive férias pendentes herdadas de gestões anteriores, em respeito a essas mesmas pessoas e, obviamente, seguindo os aspectos jurídicos e legais cabíveis”, afirmou.

Articulação Política e Gestão Compartilhada

Na arena política, Galinho esclareceu detalhes da relação com o Legislativo, muitas desses, ancorados na recente aprovação da LOA com 100% de autonomia para a gestão. Falou ainda das nuances envolvendo idas e vindas de vereadores para a base de governo, deixando claro que esse processo é natural dentro de uma democracia e articulações políticas. “Falo com todos, respeito todos, abraço todos, mesmo nos momentos de discordância política. Faz parte do jogo”, assim resume. Outro ponto importante foi o reconhecimento público ao vice-prefeito Pedro Macário. “Macário é um guia, um pai. Ele tem acesso livre às discussões governamentais e sua expertise traz a serenidade necessária para nossas decisões”, declarou o prefeito, reforçando a união do grupo e desmistificando a ideia de que as decisões não são descentralizadas junto aos seus entes de governo, principalmente seu secretariado.

Raio-X das Realizações: O Ano da Reconstrução

Apoiado em dados técnicos de suas secretarias, o prefeito citou inúmeras entregas que deram rumo aos trabalhos em 2025. Como não poderia ser diferente, um dos temas mais sensíveis da entrevista foi a Saúde Pública.
Galinho foi transparente ao reconhecer os gargalos existentes, mas destacou melhorias sem precedentes. O foco central foi a reestruturação do Hospital Nair Alves de Souza (HNAS), que recebeu intervenções estruturais na Clínica Cirúrgica (reforma finalizada), Sala de Partos, Pediatria e UPA. Além disso, a substituição do transformador e a nova unidade de esterilização (CME) trouxeram segurança operacional à unidade.

Parte dos números da pasta foram apresentados:

* Atendimentos Recordes: O Hospital Municipal registrou mais de 102 mil atendimentos totais (incluindo recepção e ambulatório), enquanto o Pronto Socorro Infantil realizou 31.638 atendimentos médicos.
* Mobilidade e Vida: A frota saltou de 1 para 7 ambulâncias. O SAMU, com o número 192 reativado e novas unidades, realizou mais de 10 mil chamadas.
* Autonomia: A ativação da Usina de Gases Medicinais (única num raio de 300 km) garantiu oxigênio próprio ao município.
* Inovação: A implantação do Prontuário Eletrônico no HNAS e as 4 edições do programa “Cuidar é o Caminho” marcaram o ano da tecnologia e proximidade.

Um outro longo relato, deu visibilidade as realizações da secretaria de educação, a destacar entre as principais:

* Climatização de 46 novas salas de aula, além da aquisição, por meio de licitação, de 430 aparelhos de ar-condicionado e 600 ventiladores.
* Entrega de 2.000 novas carteiras escolares, kits de material escolar e novo fardamento para 16.000 alunos.
* Salto na participação em avaliações externas (SABE, SAEB, CAED), saindo de 82% para 98% de adesão dos alunos.
* Abertura de novas salas de AEE (Atendimento Educacional Especializado) e regulamentação da atuação de Assistentes Terapêuticos.
* Fortalecimento da frota de transporte escolar com a aquisição de 9 ônibus escolares e 2 vans.
* Nova licitação e retomada das obras das creches do Jardim Aeroporto, Centro e Escola do Marina França.
* Reabilitação do programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) após 11 anos sem receber recursos por pendências documentais.
* Pagamento das férias logo no início da gestão e convocação de 550 profissionais (Assistentes Cuidadores) via processo seletivo simplificado.

Outras realizações também se tornaram pauta e versaram sobre as dimensões de:

* Desenvolvimento Social: O combate à fome foi prioridade, com mais de 130 mil refeições servidas no Restaurante Popular e a criação do Programa Viver Melhor.
* Desenvolvimento Rural: Mais de 36 mil carradas de água distribuídas e o pagamento de R$ 2,2 milhões pelo Garantia Safra, fortalecendo o homem do campo.
* Eventos, Cultura, Esporte e Turismo: A SECULTE elevou o padrão de eventos, transformando “festas em ativos econômicos”, enquanto a SETIC registrou um crescimento de 48% na visitação do Complexo CHESF.
* Políticas para Mulheres: A criação da secretaria específica consolidou mais de 1.000 atendimentos especializados, tirando a política feminina da invisibilidade.

Transparência em Serviços Públicos

Galinho desmistificou críticas sobre o contrato de limpeza urbana, explicando que a nova modalidade é mais vantajosa para o município, pois a empresa absorveu custos de equipamentos, combustível e manutenção, anteriormente pertencentes a PMPA, além de garantir direitos trabalhistas superiores aos seus profissionais.

“Fizemos muito, mas tenho a convicção de que faremos muito mais. 2026 será o ano de atrair o empresariado para sermos coparticipes no desenvolvimento da nossa cidade, a exemplo do empreendedorismo, cultura e eventos”, projetou o gestor.

Ao final, em um gesto de gratidão, Galinho referenciou nominalmente o seu secretariado e aos apoios das esferas estadual e federal, encerrando o ano com a promessa de uma Paulo Afonso cada vez mais forte.

E fique ligado! Na próxima segunda-feira (05), às 18 horas, o prefeito Mário Galinho concederá uma nova entrevista pública. É mais um momento imperdível de transparência e diálogo!

Veja também:

Sobre mim

Francisco Martins

O comunicólogo atua em diferentes funções, como repórter, editor, produtor, chefe de redação, etc. Também atuar na comunicação organizacional como atividades voltadas ao Marketing, Publicidade, Relações Públicas, Cinema e Vídeo, entre outras. DRT 7333/BA

Mais vistos

  • All Post
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Geral
  • Polícia
  • Política
  • Saúde
  • Tecnologia

Sea Adventure

Letter wooded direct two men indeed income sister impression.

Em Destaques

  • All Post
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Geral
  • Polícia
  • Política
  • Saúde
  • Tecnologia

Categories

Tags

    Edit Template

    © 2024 – Todos os direitos reservados à  Francisco Martins