Em última apresentação, o projeto SOBEJO – Arte e Empoderamento no Subúrbio proporciona atividades de enfrentamento à violência contra a mulher para moradores da Ilha de Maré.
Nesta sexta-feira, (13), das 09h às 19h, acontece a última apresentação de SOBEJO – Arte e Empoderamento no Subúrbio, que desembarca na Associação Beneficente Educacional Cultural Quilombola de Ilha de Maré, em Ilha de Maré. Será um dia importante e de formação gratuita para a comunidade da ilha ter acesso a atividades mediadas por artistas mulheres, com a presença de poetas e ativistas no combate à violência contra a mulher. Idealizado pela atriz e produtora executiva Eddy Veríssimo, o objetivo do projeto é utilizar a arte-militância e multi linguagens artísticas para promover conscientização contra todas as formas de violência contra a mulher, de gênero e feminicídio.
A partir das 09h, os moradores da ilha terão a oportunidade de assistir a websérie, SOBEJO: Processo Indeferido, composta de cinco episódios que retratam a realidade de mulheres vítimas de violência doméstica. Às 17 horas, haverá o sarau com poetas mulheres e microfone aberto. Já às 18 horas, Eddy Veríssimo dará vida a Georgina Serrat no espetáculo solo SOBEJO, apresentando ao público a história de uma mulher vítima de violência doméstica. A peça é dirigida e escrita por Luiz Buranga.
Após o espetáculo, acontecerá o debate com as convidadas Selma Sousa, Embaixadora do Clube de Saúde Planetária e Pesquisadora Conselheira de Cultura do Estado da Bahia. Para aprofundar a discussão sobre a temática, conhecida como Preta Rai, Raimunda Oliveira, é cientista social, mobilizadora e atuante no Movimento de Mulheres do Subúrbio (MMS) também irá compor o debate.
O projeto realizou atividades de formação com saraus, webséries e espetáculos em localidades da região do Subúrbio Ferroviário de Salvador como Itacaranha, Paripe, Plataforma e por último, encerrará em Ilha de Maré. Para que todos tenham acesso e possam acompanhar as atividades, o projeto oferece recursos de acessibilidade como audiodescrição e LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais). Maiores informações podem ser encontradas no perfil do instagram @sobejo.espetaculo.
SOBEJO – Arte e Empoderamento no Subúrbio foi contemplado pelo edital Territórios Criativos, com recursos financeiros da Fundação Gregório de Mattos, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Prefeitura de Salvador e da Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura e Governo Federal.
SERVIÇO
O quê? SOBEJO – Arte e Empoderamento no Subúrbio
Quando? sexta, 13/09
Que horas? 09h às 19h
Onde? Associação Beneficente Educacional Cultural Quilombola de Ilha de Maré, em Ilha de Maré.
Quanto? Gratuito
Informações: Linklist de @sobejo.espetaculo
Texto: Scila Brito