banner-anuncie-aqui-728x90

Gestores da Prefeitura de Salvador se reúnem para alinhamento da Operação Carnaval

Realizado nesta terça-feira (3), o encontro “Os Bastidores do Carnaval: Preparando as Lideranças para o Carnaval 2026” contou com a participação de aproximadamente 300 gestores da Prefeitura de Salvador. O evento foi promovido pela Secretaria Municipal de Gestão (Semge), em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) e a Empresa Salvador Turismo (Saltur). 

Com o objetivo de fortalecer a integração entre os órgãos, promover o alinhamento institucional e antecipar soluções para os desafios da festa, a atividade ocorreu no Auditório Makota Valdina, no prédio da Secult, no Comércio. 

A vice-prefeita de Salvador e titular da Secult, Ana Paula Matos, destacou, durante a reunião, os reflexos econômicos positivos do período, com mais de R$ 2 bilhões movimentados na economia local, incluindo os festejos pré-Carnaval. “A cidade respira cultura, arte e vibra Carnaval. É, sem dúvida, nossa maior expressão cultural, mas também um grande momento de geração de emprego e renda, além de promover o desenvolvimento econômico e social. Quanto mais atividade cultural, mais economia criativa. Quanto mais Carnaval, mais turismo, mais eventos e mais recursos circulando na economia”, afirmou. 

Ao comentar a estratégia de planejamento da festa, a secretária ressaltou que o Carnaval começa muito antes da folia tomar as ruas. “Os artistas e foliões, que são as estrelas da festa, estão nas ruas; e na gestão, cada secretaria, cada equipe, faz a diferença. Juntos nós construímos o melhor Carnaval do planeta, com diálogo, responsabilidade e muito amor pela nossa cidade”, concluiu. 

A abertura da mesa foi conduzida pela subsecretária de Gestão, Rafaella Pondé, que representou na oportunidade o titular da pasta, Alexandre Tinôco. A gestora explicou que o encontro integra a agenda estratégica da Prefeitura para o Carnaval. 

“Preparar quem lidera é essencial para realizar a maior operação de rua do mundo. O objetivo é fortalecer a gestão integrada, promovendo inovação nos serviços públicos, a partir da valorização da cultura e da diversidade. Trabalhamos para entregar o melhor em mobilidade, saúde e cuidado com as pessoas, consolidando Salvador como referência mundial na realização do maior carnaval do planeta”, afirmou. 

A subsecretária também destacou a importância da troca de experiências entre os gestores. “Nossa perspectiva é unir cada vez mais os órgãos para entregar um Carnaval melhor para todos. Sabemos que teremos um número maior de visitantes este ano, então queremos oferecer serviços com mais qualidade ainda, para que façam propaganda positiva do nosso destino e retornem no ano seguinte”, disse. Para ela, a iniciativa também fortalece o alinhamento da comunicação entre os líderes envolvidos na organização da festa. 

Para o secretário municipal de Gestão, Alexandre Tinôco, a preparação antecipada e a integração entre as secretarias são fundamentais para garantir uma operação eficiente, organizada e humanizada. Segundo ele, o Carnaval de Salvador é uma das maiores operações da cidade e exige planejamento, diálogo e valorização das pessoas que fazem a festa acontecer, o que reforça a importância de preparar lideranças e integrar equipes para cuidar da cidade e da população. 

Com o tema “O Samba Nasceu Aqui”, Salvador celebra os 110 anos do primeiro registro fonográfico de um samba — a música “Pelo Telefone”, de 1916 — e reafirma o papel central da Bahia e do Recôncavo como berço desse ritmo. O Carnaval 2026 acontece entre os dias 12 e 18 de fevereiro.  

Integrante da mesa, o presidente da Saltur, Isaac Edington, que atua na organização da festa há mais de 30 anos, destacou a dimensão do evento e a importância da união entre as lideranças. “A ideia é mostrar o papel fundamental que cada um tem. Estamos todos reunidos no mesmo lugar, conhecendo melhor o trabalho uns dos outros e reconhecendo como podemos nos ajudar. Encontros como esse deixam a operação do Carnaval ainda mais azeitada”, afirmou.   

Integração – Após a mesa de abertura, representantes das secretarias realizaram apresentações de até 10 minutos, abordando as atribuições de cada órgão no contexto do Carnaval, a retrospectiva de 2025, as inovações previstas para este ano e os principais pontos de atenção para a realização da festa.  

Entre os participantes do encontro, estavam os secretários Alberto Braga (Inovação e Tecnologia), Fernanda Lordêlo (Políticas para Mulheres, Infância e Juventude), Sosthenes Macêdo (Desenvolvimento Urbano) e Ivan Euler (Sustentabilidade); Ângelo Magalhães, diretor de Iluminação; Oilda Rejane, diretora de Promoção Étnico-Racial da Secretaria de Reparação; Thiers Chagas Filho, procurador do Município e chefe da Procuradoria Especializada Judicial Trabalhista; Alysson Carvalho, diretor de Serviços Públicos da Secretaria de Ordem Pública; Luciana Melo, diretora de Transporte da Secretaria de Mobilidade; Alcione Santos, coordenadora da Secretaria de Saúde; e Andréa Nascimento, coordenadora da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza.

Fotos: Bruno Concha / Secom PMS

Reportagem: Camila Vieira e Letícia Silva / Secom PMS

Veja também:

Sobre mim

Francisco Martins

O comunicólogo atua em diferentes funções, como repórter, editor, produtor, chefe de redação, etc. Também atuar na comunicação organizacional como atividades voltadas ao Marketing, Publicidade, Relações Públicas, Cinema e Vídeo, entre outras. DRT 7333/BA

Mais vistos

  • All Post
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Geral
  • Polícia
  • Política
  • Saúde
  • Tecnologia

Sea Adventure

Letter wooded direct two men indeed income sister impression.

Em Destaques

  • All Post
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Geral
  • Polícia
  • Política
  • Saúde
  • Tecnologia

Categories

Tags

    Edit Template

    © 2024 – Todos os direitos reservados à  Francisco Martins