Foi publicado no Diário Oficial do Município de Salvador, na edição da última terça-feira (26/08), o decreto de homologação do concurso público da Prefeitura, contemplando diversos cargos da área da saúde, entre eles os de cirurgião-dentista e técnicos de saúde bucal.

A medida representa uma importante vitória para a recomposição das Equipes de Saúde Bucal na Atenção Primária, uma pauta defendida com firmeza pelo Conselho Regional de Odontologia da Bahia (CRO-BA), em parceria com o Sindicato dos Odontologistas da Bahia (Sindiodonto-BA).

A homologação foi conquistada após diversas mobilizações das entidades, incluindo o envio de ofício conjunto ao Poder Executivo Municipal solicitando urgência na conclusão do processo e alertando para a carência de profissionais nas unidades de saúde da capital. A recomposição das equipes é considerada fundamental para a ampliação da oferta de serviços odontológicos na rede pública e o fortalecimento do SUS em Salvador.
“Concurso público é o instrumento correto para a ocupação dos postos de trabalho. A homologação é um primeiro passo que deve ser seguido da ocupação da vaga pelo concursado”, destacou o presidente do CRO-BA, Dr. Marcel Arriaga.
Além de ser um passo importante para a valorização dos profissionais da odontologia, a convocação dos aprovados trará impacto direto na vida da população, com maior acesso à prevenção, diagnóstico e tratamento em saúde bucal.
O CRO-BA reafirma seu compromisso com a categoria e seguirá atento às próximas etapas, cobrando a convocação dos aprovados e a devida alocação nas unidades de saúde.
Para acessar a publicação oficial, consulte o DOM do dia 26 de agosto de 2025 – Edital nº 01/2024.