Pesquisa FIPE aponta a criação de 42 mil postos de trabalho diretos e indiretos no estado;- No app, o consumo de marmita lidera crescimento de pedidos na Bahia com alta de 67,99% em 2024
- Maquinona iFood Pago anuncia expansão para Salvador. Solução busca atingir 237 restaurantes até março de 2026 e é ferramenta estratégica para mercado food service, expect;
- Super Restaurantes do iFood são reconhecidos em premiação nacional que destaca os melhores do delivery no país.
Durante a segunda edição do iFood MOVE – maior evento do setor de restaurantes da América Latina, que reúne empreendedores e profissionais do setor – o iFood divulgou uma série anúncios sobre seu impacto na economia da Bahia, segundo pesquisa da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) e também revelou dados do app que apresentam o consumo da plataforma no estado. Já a Maquinona iFood Pago, solução financeira do ecossistema, dá mais um passo em sua expansão pelo país e chega em Salvador, com a expectativa de atingir 237 restaurantes até março de 2026. A solução atua como diferencial estratégico no mercado de food service. Confira detalhes:
Efeito iFood na Bahia economia baiana
Os dados da nova edição da pesquisa realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) sobre o impacto econômico e social do iFood no país revelam o forte crescimento da plataforma na Bahia. De acordo com o estudo, apresentado durante o iFood MOVE 2025, as atividades do iFood foram responsáveis por movimentar R$ 1,9 bilhões em 2024, correspondendo a 0,41% do PIB baiano, registrando um crescimento expressivo de 33,6% comparado com 2023. O iFood também foi responsável pela criação de 42 mil postos de trabalho diretos e indiretos no estado.
Os números consolidam a Bahia no ecossistema nacional do iFood.. A região Nordeste, da qual a Bahia faz parte, demonstra crescente relevância estratégica para o mercado nacional, fortalecendo o papel da plataforma como motor de desenvolvimento econômico regional.
O crescimento na Bahia reflete a expansão nacional da plataforma, que movimentou R$ 140 bilhões em todo o país no ano passado, correspondendo a 0,64% do PIB brasileiro. A pesquisa também demonstra como o iFood se tornou um motor de desenvolvimento econômico local, fortalecendo a cadeia produtiva do estado e gerando oportunidades de trabalho e renda para milhares de pessoas no estado.
Tendência de Consumo: marmita lidera crescimento de pedidos na Bahia com alta de 67,99% em 2024
Durante o evento iFood MOVE, a plataforma também revelou dados sobre as categorias, horários e datas sazonais que tiveram maior crescimento de consumo no último ano. Em uma comparação entre 2024 e o ano anterior, o consumo dos baianos no iFood aponta uma forte tendência para pedidos de marmita, que passaram de 700 mil para mais de 1,17 milhão de pedidos, registrando um aumento expressivo de 67,99%.
A categoria Açaí foi a segunda com maior crescimento percentual no estado, com alta de 39,25%, seguida por Lanches (+32,81%), Doces & Bolos (+29,62%) e Brasileira (+28,04%). O consumo de Pizza também avançou significativamente, com crescimento de 23,93%, assim como Japonesa (+24,51%) e Italiana (+18,24%).
Já as categorias Chinesa e Saudável, que figuravam no ranking em 2023, deixaram de aparecer entre as mais pedidas em 2024. Por outro lado, surgiram duas novas tendências de consumo na Bahia: Hambúrguer, com mais de 441 mil pedidos, e Sorvetes, com mais de 402 mil.
Confira abaixo o ranking das categorias com mais volume de pedidos na Bahia pelo iFood:
- Lanches – 7,2 milhões
- Pizza – 3 milhões
- Brasileira – 2,8 milhões
- Açaí – 1,9 milhões
- Japonesa – 1,2 milhões
- Marmita – 1,1 milhões
- Doces & Bolos – 1 milhão
- Italiana – 584 mil
- Hambúrguer – 441 mil
- Sorvetes – 402 mil
Chegada Maquinona em Salvador
O iFood Pago, a solução financeira do ecossistema iFood, anuncia a chegada da Maquinona iFood Pago na região de Salvador. Idealizado para facilitar operações e alavancar vendas dos empreendedores, a solução chega como um diferencial estratégico no mercado gastronômico da capital baiana.
A Maquinona já demonstrou seu impacto em regiões como São Paulo, Rio de Janeiro, Goiânia, Brasília, Curitiba e Belo Horizonte, gerando mais de R$ 724 milhões em transações (TPV) e aumentando em 12% as vendas de restaurantes parceiros com uso de suas ferramentas de marketing. A expectativa é que mais de quatro mil restaurantes do Brasil estejam operando com a solução até março de 2026, sendo 297 só em Salvador.
Prêmio Super Restaurante seleciona os melhores estabelecimentos do Nordeste
O segundo dia do evento também é marcado pelo Prêmio iFood Super Restaurantes, criado para celebrar a excelência dos parceiros iFood, reconhecendo os melhores restaurantes com Selo Super do Brasil. O selo é uma recompensa mensal que destaca os estabelecimentos que entregam uma excelente experiência aos clientes no delivery, em todo o Brasil. Para conquistar o selo, o restaurante deve ter avaliação superior a 4,7, taxa de reclamação inferior a 1% e taxa de cancelamento inferior a 0,9%.
O Damaki Sushi, referência em comida asiática em Fortaleza (CE), é um dos finalistas do Prêmio iFood Super Restaurantes. Fundado em 2017 por Igor Arcanjo e seus sócios, o restaurante começou com a coragem de apostar em uma nova culinária para a região, mesmo sem conhecimento aprofundado na área. A jornada foi repleta de desafios e aprendizados, mas a resiliência manteve o negócio firme, especialmente durante a pandemia de 2020, quando o delivery se tornou essencial. “Nesse processo, o iFood foi um parceiro fundamental. Foi por meio da plataforma que conseguimos manter o negócio vivo e, principalmente, garantir o sustento de toda a equipe.” Hoje, o delivery representa 60% do faturamento do Damaki Sushi, e o apoio da plataforma, que amplia o alcance e proporciona visibilidade, segue sendo essencial para o crescimento do restaurante.