Mobilização faz parte do Outubro Rosa e tem como objetivo ampliar o acesso a exames essenciais, como mamografias e de análises clínicas
No mês de conscientização do câncer de mama, o Instituto Sabin, responsável pelo investimento social privado do Grupo Sabin, reforça o compromisso com a saúde feminina por meio de diversas ações em todo o país, incluindo a capital baiana. Este ano, por meio de instituições parcerias que indicarão as beneficiadas, 830 mulheres receberão vouchers para realizarem exames preventivos, como mamografias e testes de análises clínicas, nas unidades da empresa.
Os exames laboratoriais podem ser realizados nas unidades dos 14 estados e no Distrito Federal onde o Grupo Sabin está presente. Já as mamografias estão disponíveis em Salvador (BA), Brasília (DF), Osasco (SP), Uberaba (MG) e Uberlândia (MG).
Além dos vouchers, o Instituto Sabin realizou a coleta de exames laboratoriais no Presídio Feminino de Luziânia (GO), em parceria com a Associação Social AME – Mulheres Esquecidas, levando cuidados preventivos a um público historicamente negligenciado.
A instituição também apoiou a 1ª Corrida da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Brasília, na Esplanada dos Ministérios. Toda a renda obtida com as inscrições foi revertida para os projetos sociais desenvolvidos pela Rede, que há mais de 28 anos atua dentro do Hospital de Base do Distrito Federal e mantém uma casa de apoio no Núcleo Bandeirante para pacientes vindas de outras cidades.
“Nosso objetivo é ampliar o acesso a exames preventivos essenciais para a saúde feminina, contribuindo para diagnósticos precoces e maior qualidade de vida. As ações do Outubro Rosa reforçam nosso compromisso com ações de impacto social, ao lado de parceiros estratégicos”, afirma o gerente-executivo do Instituto Sabin, Gabriel Cardoso.
Vinte anos do Instituto Sabin
Criado em 2005 pelas fundadoras do Grupo Sabin, Janete Vaz e Sandra Soares Costa, o Instituto Sabin atua hoje em 14 estados e no Distrito Federal, onde fica sua sede, com o objetivo de reduzir desigualdades, melhorar a qualidade de vida e transformar comunidades por meio de iniciativas próprias, apoio a outras organizações e fomento à inovação social.
Ao longo dessas duas décadas, já investiu mais de R$ 66 milhões, beneficiando mais de 2,5 milhões de pessoas e 1,4 mil organizações com propósito social. Ao todo, mais de 771 mil exames já foram doados.
Foto: Acervo Sabin



