Mais um Carnaval entra para a história dos Irmãos Macedo, à frente do Trio Elétrico Armandinho, Dodô e Osmar. Foram quatro dias de desfile nos circuitos Circuito Dodô (Barra/Ondina) e Circuito Osmar (Campo Grande), além de apresentações em camarotes e palcos, todos marcados por um repertório que celebra a história do trio elétrico e emociona foliões pela força da tradição.

A edição deste ano ganhou um significado especial ao celebrar os 75 anos do trio elétrico, invenção criada em 1950 por Dodô e Osmar Macedo, marco que transformou o Carnaval da Bahia e projetou sua música para o mundo.
No desfile da última noite (17), no percurso da Barra até Ondina, a banda de trio mais antiga em atividade foi homenageada ao longo de todo o trajeto. Da pipoca à imprensa, não faltaram manifestações de reconhecimento à contribuição histórica da família Macedo para a consolidação do Carnaval baiano como referência mundial.
Ainda na terça-feira, o trio recebeu a cantora Ana Mametto, que interpretou hinos da folia e fez questão de reverênciar e pedir apoio a Aroldo Macedo, que pela primeira vez não esteve presente no Carnaval, por conta de um problema de saúde e segue para fazer um tratamento na Índia.
Ponto alto da apresentação foi a participação de Sávio Assis, ex-aluno da escola Irmãos Macedo, que protagonizou um momento especial ao participar de uma “batalha” de guitarra baiana com Armandinho. O encontro celebrou o legado musical transmitido entre gerações.
Mantendo a tradição, ao final do percurso em Ondina, Armandinho e André agradeceram à pipoca pela parceria de décadas e se despediram do Carnaval ao som do hino do Senhor do Bonfim, como fazia o “velho Osmar”, em um momento de emoção que marcou o encerramento da programação.
Inovação e sustentabilidade
Pelo segundo ano consecutivo, o trio desfilou movido a gás natural, consolidando uma iniciativa pioneira no Carnaval de Salvador. A ação tem o patrocínio da Companhia de Gás da Bahia (Bahiagás), patrocinadora oficial do Trio Elétrico Armandinho, Dodô e Osmar há 19 anos e empresa vinculada ao Governo do Estado. A medida integra um projeto de descarbonização que busca reduzir a emissão de poluentes e contribuir para a melhoria da qualidade do ar durante os dias de folia. Desde 2025, o grupo se destaca por aliar tradição e inovação, reafirmando o compromisso com um Carnaval mais sustentável e ambientalmente responsável.
Assessoria de Comunicação do Carnaval dos Irmãos Macedo 2026- LABORATÓRIO DA NOTÍCIA
Crédito das Fotos equipe Fred Pontes



