Encontro no 16º Centro Maria Conceição Imbassahy promoveu escuta, diálogo e destacou estratégias de enfrentamento do estresse.
O 16º Centro de Saúde Maria Conceição Imbassahy, em Salvador, realizou uma palestra voltada à importância do cuidado com a saúde mental, em alusão à campanha Janeiro Branco, que incentiva a reflexão sobre o bem-estar emocional e psicológico.

A atividade aconteceu na última quinta-feira (22) e foi direcionada aos profissionais da unidade, localizada no bairro Pau Miúdo e gerida pela Fabamed, e aconteceu no auditório do equipamento de saúde.

A iniciativa contou com a participação de Silas Kadosh, palestrante, coach motivacional e analista comportamental. Com uma abordagem sensível e prática, o encontro promoveu momentos de interação, diálogo aberto e partilha de vivências entre os trabalhadores, reconhecendo os desafios enfrentados diariamente por quem atua na linha de frente da saúde.

O objetivo foi criar um espaço de escuta e cuidado, voltado especialmente para profissionais que, muitas vezes, priorizam o outro e acabam deixando o próprio bem-estar em segundo plano.

Ao falar sobre a motivação da ação, a coordenadora do Serviço Social, Gladys Amorim, destacou a necessidade de olhar para quem cuida:
“Cuidamos de todo mundo e, às vezes, até esquecemos de nos cuidar. A ideia é que a gente tenha esse momento nosso, de olhar além do dia a dia. É difícil para quem é da área da saúde desligar um pouco, mas é preciso”, disse.
Durante a palestra, Silas Kadosh explicou que as dinâmicas propostas tinham como foco ajudar os profissionais a lidarem com a carga emocional da rotina. Segundo ele, é fundamental desenvolver estratégias para preservar a saúde mental diante de situações de estresse e sofrimento constantes.
“Essas dinâmicas buscam fazer com que eles pensem: como fazer para eu chegar em casa intacto? Depois de uma jornada exaustiva, com muitos casos tristes, como não absorver tanto? Somos humanos, temos sentimentos, e isso impacta na vida deles. O importante é saber dosar, para que a pressão mental não abale ainda mais esses profissionais.”
A palestra também foi bem recebida pela equipe. A enfermeira Luana Rangel ressaltou o impacto positivo da atividade no cotidiano de trabalho: “Traz esse alerta para que a gente possa se dedicar mais a nós mesmos, fazer coisas para melhorar nossa saúde mental. O palestrante foi muito feliz nas colocações, trouxe exemplos que geraram reflexões. Com certeza vou levar para a vida e compartilhar essas estratégias.”
A ação reforça a compreensão da Fabamed de que o cuidado com a saúde mental dos trabalhadores é parte essencial de um ambiente de trabalho mais humano e equilibrado, reconhecendo que profissionais acolhidos e fortalecidos emocionalmente conseguem exercer suas funções com mais qualidade e bem-estar.
Fotos: Bruna Costa/Golden Comunicação



