O prefeito Bruno Reis vai se reunir com o deputado federal Isnard Bulhões (MDB-AL) nesta terça-feira (31) para tentar pautar na Câmara dos Deputados a apreciação do Projeto de Lei 4392/21 que institui o Programa Nacional de Assistência à Mobilidade dos Idosos em Áreas Urbanas (Pnami). Bulhões é o relator do PL que tem como objetivo subsidiar o direito à gratuidade nos transportes coletivos urbanos para maiores de 65 anos e, ao mesmo tempo, garantir tarifa baixa para os demais usuários.
“Vou à Brasília amanhã e teremos uma reunião na casa do relator com alguns líderes de partidos. Me reuni no sábado (28) com os deputados Adolfo Viana (PSDB) e Elmar Nascimento (União), e vou fazer um contato hoje com Antônio Bruto (PSD). Amanhã vamos ver se a Câmara pauta o projeto”, disse o chefe do Executivo da capital baiana durante coletiva nesta segunda-feira (30).
O gestor condiciona a manutenção da atual tarifa de passagem nos ônibus de Salvador a aprovação da proposta, que deve destinar cerca de R$ 5 bilhões para os municípios. No final de março, a prefeitura confirmou que iria iniciar um subsídio de R$ 0,50 para evitar que a população arcasse com um reajuste da tarifa. Reis deu prazo até o mês de maio para a chegada do subsídio, caso contrário, a passagem será reajustada no dia 1º de junho (relembre aqui).
por Bruno Leite / Anderson Ramos
Foto: Bruno Leite / Bahia Notícias