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Número de empresas em prejuízo é o menor desde dezembro de 2024, aponta pesquisa da Abrasel

Levantamento mostra que 41% das empresas do setor de alimentação fora do lar tiveram lucro em maio; 18% operaram no vermelho

A Pesquisa Nacional de Conjuntura Econômica da Abrasel revelou que o percentual de empresas operando em prejuízo foi de 18% em maio de 2025, o menor índice desde dezembro de 2024. O levantamento mostra ainda que 41% dos estabelecimentos tiveram lucro no mês, enquanto 39% fizeram estabilidade.

Já em relação à taxa de endividamento, a pesquisa mostra que 37% das empresas estão com algum tipo de pagamento em atraso, como impostos, empréstimos ou aluguel. Entre essas, os principais débitos são com impostos federais (73%), estaduais (52%) e empréstimos bancários (37%).

Outro dado relevante é sobre os desafios de repassar o custo dos insumos aos consumidores. Segundo o levantamento, 35% dos empreendedores não conseguiram reajustar o preço dos cardápios nos últimos 12 meses encerrados em maio; 25% reajustaram abaixo da inflação, 35% reajustaram apenas para acompanhá-la, e somente 5% alteraram os preços acima da inflação.

O reajuste de cardápios é um desafio constante, uma vez que a inflação de diversos insumos importantes para o setor seguiram com valor elevado nos últimos 12 meses. A inflação da alimentação fora do domicílio, no acumulado de um ano, segundo o IPCA, está em 7,70%. O número está abaixo de produtos como o café moído (82,24%), a carne (23,48%) e o frango (10,51%).

“Ver o menor percentual de empresas operando em prejuízo desde dezembro é muito animador. Esse dado mostra que o setor começa a respirar um pouco melhor, e parte disso se deve ao impacto positivo do Dia das Mães, que é uma das datas mais lucrativas para bares e restaurantes. Isso ajudou a impulsionar o faturamento”, afirma Paulo Solmucci, presidente-executivo da Abrasel.

Porém, segundo Solmucci, mesmo com o número positivo, a inflação continua pressionando a margem de lucro, em uma realidade que já se estende há muitos meses.

“A situação financeira das empresas no mês de maio é um indicativo de recuperação, mas é preciso cautela. A maioria dos empresários ainda enfrenta dificuldades para repassar os aumentos de custos ao consumidor, o que gera um desequilíbrio nas contas. Itens essenciais como café, carnes e proteínas em geral tiveram aumentos muito acima da inflação no setor, e isso impacta diretamente a margem de lucro dos estabelecimentos. Mesmo com mais empresas no azul, a inflação segue como um desafio que pressiona o setor e exige uma gestão cada vez mais cuidadosa dos negócios”, finaliza.

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Assessoria de imprensa Abrasel/BA – LABORATÓRIO DA NOTÍCIA

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Francisco Martins

O comunicólogo atua em diferentes funções, como repórter, editor, produtor, chefe de redação, etc. Também atuar na comunicação organizacional como atividades voltadas ao Marketing, Publicidade, Relações Públicas, Cinema e Vídeo, entre outras. DRT 7333/BA

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