banner-anuncie-aqui-728x90

Pela primeira vez no sábado, Furdunço abre o pré-Carnaval de Salvador levando multidões ao Circuito Orlando Tapajós

O Furdunço abriu oficialmente o pré-Carnaval de Salvador neste sábado (7), reunindo milhares de foliões no Circuito Orlando Tapajós (Ondina/Barra). As apresentações começaram às 14h e seguem até a noite, quando o BaianaSystem encerra a programação a bordo do tradicional Navio Pirata, um dos momentos mais aguardados do evento. A festa marca o início de 12 dias ininterruptos de celebrações na capital baiana, que só terminam na Quarta-Feira de Cinzas. 

A principal novidade do Furdunço em 2026 é a mudança de dia. Historicamente realizado aos domingos, a festa agora ocorre no sábado, abrindo o calendário de festas que antecedem o Carnaval. Criado em 2014, o evento se consolidou como a festa mais tradicional do pré-Carnaval de Salvador, realizada sempre no fim de semana que antecede a folia oficial. 

O Furdunço é marcado pelas apresentações gratuitas em estruturas menores de som, como microtrios e pranchões, que aproximam artistas e público e reforçam o clima democrático e de rua da festa. Neste ano, a programação reúne 57 atrações, entre elas Daniela Mercury, Armandinho e Irmãos Macedo, Parangolé, Pagodart, Escandurras e Filhos de Jorge. 

O presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington, se mostrou otimista para o início do pré-Carnaval. “Neste ano a gente tem 57 atrações e a expectativa é de um grande dia hoje, começando com o pé direito esse pré-carnaval de Salvador. Acho que em 2026 a gente teve um aumento significativo no público das festas populares, todas elas, sem exceção. Tivemos uma Festa de Iemanjá com um público recorde, assim foi também na Lavagem do Bonfim. E agora a gente está aí, com esse grande Carnaval será realizado”, disse. 

Entre as primeiras atrações a desfilar no Furdunço esteve o Grupo Corrupio, que completa 10 anos e participa pelo terceiro ano consecutivo do evento. A cantora Mariana Caribé destacou a proposta do grupo de aproximar diferentes gerações por meio da música. “Ou seja, uma música que vai ligar pais, filhos, netos, avós, tios… Músicas do cancioneiro tradicional infantil. Além disso, a gente compõe canções, apresentando o Brasil musical para as crianças, trazendo um maracatu, um jongo, um frevo, um samba de roda”, explicou. 

Presente desde a primeira edição do evento, em 2014, o cantor Chico Gomes, que comanda a banda Marana, exaltou o perfil do Furdunço. “Essa festa tem uma cara de Carnaval mais ameno, mais bacaninha, para a galera curtir na maior paz, numa coisa talvez mais aconchegante. E os artistas também trazem um repertório mais eclético, que vai conduzindo a plateia por vários ritmos”, afirmou. 

A programação do pré-Carnaval segue neste domingo (8), com o Fuzuê, também no Circuito Orlando Tapajós, reunindo bandas acústicas, blocos de mascarados e manifestações culturais. Na sequência, acontecem a Melhor Segunda-Feira do Mundo, sob comando de Xanddy Harmonia, o Pipoco, com Léo Santana, na terça-feira (10), e a festa Habeas Copos, marcada pelas fanfarras, na quarta-feira (11). A abertura oficial do Carnaval será na quinta-feira (12). 

Economia e trabalho — O período do pré-Carnaval também funciona como um “esquente” para quem trabalha na festa. Ambulantes credenciados já iniciaram as vendas no circuito, animados com a expectativa para os próximos dias de folia. Diana de Jesus Bonfim, que trabalha há 14 anos como ambulante no Carnaval e completava 50 anos neste sábado (7), atuava no Morro do Gato e aprovou os novos benefícios oferecidos pela Prefeitura, como o cartão de transporte gratuito para os trabalhadores. 

“Essas vantagens novas eu achei bem boas, gostei mesmo. Acho que o que eu mais gostei foi o chuveiro para banho, que é algo essencial, e o cartão de transporte. Eu moro em Pernambués e vou usar esse vale todo dia até o final do Carnaval, indo e voltando. Esse benefício ajudou bastante. Trabalhamos aqui eu e meu esposo”, contou. 

Além do transporte, os ambulantes receberam kits com itens de proteção, como sombreiro, protetor solar e camisa UV, além de cadeados para os isopores. Durante o Carnaval, os trabalhadores também terão acesso a refeições gratuitas em unidades de Restaurante Popular instaladas nos circuitos e a chuveiros para higiene pessoal. 

Ambulante há cinco anos e também vendedor nas praias da Barra, Adailton Bechara destacou a estrutura montada na plataforma exclusiva para os trabalhadores, instalada entre o Farol da Barra e o Morro do Cristo. 

“Rapaz, para a gente aqui na plataforma está muito bom, a estrutura melhorou bastante. Essa passagem de ônibus que estão dando, foi ótima. O restaurante também, pois ficou melhor para o ambulante, porque vai ter comida. E ainda tem os banheiros, né? Para a galera tomar banho. Então, acho que a cada ano melhora. A expectativa é muito boa, de vender bastante. Compramos muito material para trabalhar e esperamos que venha muita gente”, disse. 

A vice-prefeita e secretária municipal de Cultura e Turismo, Ana Paula Matos, destacou o impacto econômico e cultural do Carnaval para a cidade. “Salvador está de fato vivendo um momento histórico, com mais de 43% de aumento de passagens internacionais. Esse é um turista que entra com um tíquete médio alto, e vai deixar dinheiro aqui na nossa economia”, disse. 

“Junto a isso, é saber que a gente vai ter 250 mil empregos temporários nesse período, e que muitos vão ser efetivados. Então, esse é um momento de alegria, de mostrar para o mundo a nossa identidade, a nossa cultura, mas é um momento também de trazer dinheiro para quem trabalha no Carnaval e melhorar a vida de quem mora em Salvador”, completou. 

Serviços — Para garantir a tranquilidade do evento, a Prefeitura montou uma grande operação de serviços municipais, com módulos de saúde, equipes de limpeza urbana, agentes da Guarda Civil Municipal, fiscais de ordem pública e monitores de poluição sonora, entre outras ações. 

O ordenamento do trânsito é realizado pela Transalvador. Segundo o diretor de trânsito do órgão, Antônio Nery, as equipes iniciaram o trabalho ainda na noite anterior ao evento. “As nossas equipes estão aqui desde a noite de ontem, sexta-feira, ajudando a montar os trios no circuito. Logo em seguida, pela manhã deste sábado, fizemos o monitoramento aqui em toda a área. E neste momento, os agentes já montaram todas as barreiras de trânsito para que o Furdunço possa acontecer tranquilamente. Tenho mais de 26 anos trabalhando pela Transalvador, e a cada ano o Carnaval está melhor”, afirmou. 

Outra autarquia que atuou previamente foi a Diretoria de Serviços de Iluminação Pública (Dsip), responsável pela instalação e monitoramento da iluminação do circuito. “Hoje a nossa operação começa de verdade, mas a montagem da operação do Carnaval começou no início de novembro. Foram mais de 6 mil projetores instalados em todos os circuitos do Carnaval, nos palcos, nos bairros, no Centro Histórico e aqui, na Barra. Neste ano, estamos contando com a tecnologia da telegestão, para fazer monitoramento online de todo o circuito”, explicou o diretor Ângelo Magalhães.

Fotos: Jefferson Peixoto / Secom PMS

Reportagem: Ana Virgínia Vilalva e Vitor Villar / Secom PMS

Veja também:

Sobre mim

Francisco Martins

O comunicólogo atua em diferentes funções, como repórter, editor, produtor, chefe de redação, etc. Também atuar na comunicação organizacional como atividades voltadas ao Marketing, Publicidade, Relações Públicas, Cinema e Vídeo, entre outras. DRT 7333/BA

Mais vistos

  • All Post
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Geral
  • Polícia
  • Política
  • Saúde
  • Tecnologia

Sea Adventure

Letter wooded direct two men indeed income sister impression.

Em Destaques

  • All Post
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Geral
  • Polícia
  • Política
  • Saúde
  • Tecnologia

Categories

Tags

    Edit Template

    © 2024 – Todos os direitos reservados à  Francisco Martins