O primeiro fim de semana da Feira Março de Todas as Mulheres, realizada nas Policlínicas de Narandiba e Escada — unidades da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), geridas pela Fundação Estatal Saúde da Família (FESF-SUS) —, em Salvador, registrou quase 6 mil atendimentos de saúde.

Moradora da capital baiana, a dona de casa Marlene Silva, de 42 anos, buscou a Feira para realizar uma consulta com o oftalmologista — especialidade mais procurada nesse primeiro dia de ação, totalizando quase 1 mil atendimentos. “Foi tudo excelente. Realizei os exames e a consulta com o médico oftalmologista de forma rápida e prática. A equipe está de parabéns”, destacou.

Ao todo, foram realizados 967 exames de ultrassonografia, 500 mamografias e 601 coletas laboratoriais. Entre os serviços ofertados também estão eletrocardiograma, consultas com mastologista, ginecologista, cirurgião geral e nutricionista, além de atendimento odontológico, exames laboratoriais, preventivo, entre outros.

Coordenador do programa Saúde Mais Perto, Edvaldo Gomes, ressaltou a importância do agendamento online, que garantiu mais agilidade aos atendimentos. “Com o agendamento 100% online, conseguimos oferecer mais conforto e rapidez para os pacientes, aliado à estrutura das Policlínicas, que proporciona maior qualidade na realização dos procedimentos. Dentre os serviços mais procurados, destacaram-se a oftalmologia, ultrassonografia — especialmente transvaginal e de tireoide —, e mamografia. Isso evidencia a ineficiência da atenção primária em Salvador e a dificuldade de acesso dessas pacientes a exames e procedimentos essenciais”, afirmou.
A ação continua nos próximos finais de semana — 22 e 23, e 29 e 30 de março, e ainda há vagas disponíveis para algumas especialidades médicas. O agendamento é feito exclusivamente online, por meio do portal ba.gov.br.
Fonte: Fesf-SUS