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Programa de Aceleração do Hub LigthHouse e Darwin Startups faz balanço positivo de 2024

Foram meses intensos, de atividades em diversos estados do Nordeste, com mentorias, reuniões, palestras com especialistas e uma intensa troca de informações e contatos. O “Acelera Hub”, programa de aceleração do Hub LightHouse em correalização com a Darwin Startups, oferecido através de um convênio com o Banco do Nordeste, está concluindo suas atividades de 2024 e faz um balanço positivo da atuação. “O Acelera Hub é um programa que foi feito com muita dedicação e cuidado, ficamos muito felizes em ver resultados claros de tudo isso! Com mais de 95% de satisfação das startups participantes e resultados tão palpáveis como esses, faz com que a gente acredite cada vez mais no impacto que esse programa pode trazer”, conta Gustavo Menezes, CEO do Hub Salvador e da LightHouse Investimentos.


Para celebrar a conclusão das atividades, o Hub LightHouse e a Darwin Startups reuniram as participantes do programa para um dia especial, batizado de Demoday. O evento, realizado na sede do Hub LightHouse, no Costa Azul, em Salvador, contou também com a presença de investidores e corporações em busca de projetos para apoiar. Na ocasião, foram anunciadas as seis startups vencedoras do programa, que se destacaram pela inovação, impacto e potencial de mercado. Na caterogia Tração, as vencedoras foram BeeLo, Acelera ESG e Quickup. Já no quesito Ideação, foram VibeCEM, PayBy e MIVUS.


O evento mostrou os resultados obtidos ao longo da aceleração, evidenciando o crescimento e o desenvolvimento das participantes. “Iniciamos o faturamento no final de maio e agora, no início de julho, começamos a dobrar esse faturamento. Sou muito grato, o programa tem acelerado bastante a VibeCEM e acredito que outros projetos também”, explicou Alexsandro Duarte, CEO da VibeCEM. “Foi de fato a primeira aceleração da Solos e conseguiu penetrar por todo o time. Isso permitiu uma troca de conhecimento entre todo o time. Estou super feliz de participar, espero que o programa se perpetue”, disse Saville Alves, CEO da startup.


“A LightHouse, como um grupo que atua em investimentos na inovação, tem a aceleração como um dos seus principais pilares. Acreditamos, junto com a Darwin Startups, na permanência e nos impactos que esse programa pode ter no médio e longo prazo”, conclui Gustavo Menezes. O Acelera Hub volta em 2025, para nova rodada e as pré-inscrições para a nova edição já podem ser realizadas pelo site https://airtable.com/app7Bv6nIqD8WbVMA/shr41FDGv4yvPqF29.

Resultados do programa
Foram R$ 2,7 milhões de reais captados entre março e julho por nove startups. No segmento de Ideação, houve um aumento de 100% no faturamento das empresas. E cresceu de 5 para 12 o número de empresas com faturamento mensal. Em média, o faturamento coletivo passou de 55 mil reais para 112 mil reais. Nas Startups de Tração, o crescimento de faturamento ficou na base dos 72%, crescendo de 2,4 milhões para 3,3 milhões de reais em faturamento médio coletivo.
Em relação à pauta ESG, os números também evoluíram. 54,55% das startups passaram a adotar pelo menos uma ou mais métricas do ESG. No total, 73,91% delas implementaram métricas ESG em sua agenda. 51% das startups são fundadas por mulheres, 51% têm participantes negras e/ou pardas.
Geograficamente, 53% das participantes do programa Acelera Hub são startups da Bahia. Mas participaram também empresas de Minas Gerais, Pernambuco, Ceará, Maranhão, entre outros. Foram 60 startups ao todo, com 45 obtendo engajamento acima da média. Destas, 22 em ideação e 23 em tração.
Os conteúdos somaram mais de 20 horas com vendas e pitch; e outras 27 horas de mentorias coletivas em áreas diversas, como growth, ESG, marketing, jurídico etc. Das 120 conexões realizadas durante os meses, 52 resultaram em conexões focadas em captação de investimentos. Os índices de satisfação dos participantes após o período da aceleração giram entre 93 e 97%.

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Francisco Martins

O comunicólogo atua em diferentes funções, como repórter, editor, produtor, chefe de redação, etc. Também atuar na comunicação organizacional como atividades voltadas ao Marketing, Publicidade, Relações Públicas, Cinema e Vídeo, entre outras. DRT 7333/BA

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