banner-anuncie-aqui-728x90

Rowenna Brito destaca avanço na educação da Bahia e defende justiça social como pilar da educação baiana em 2026

A secretária da Educação do Estado da Bahia, Rowenna Brito, destacou os avanços da rede pública estadual e apresentou as prioridades para o ano letivo de 2026 durante a abertura do evento de planejamento da Gestão da Aprendizagem, realizado na manhã desta segunda-feira (26), no Hotel Fiesta, em Salvador. A atividade reúne representantes dos 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTEs) e segue até a próxima quinta-feira (29).

Durante o discurso, a secretária afirmou que os resultados obtidos nos últimos anos comprovam o impacto das políticas educacionais implementadas pelo Governo do Estado. “Temos dados reais que comprovam o quanto a vida das pessoas foi transformada por meio das políticas educacionais durante a gestão do governador Jerônimo Rodrigues”, pontuou.

Entre os indicadores que indicam o desenvolvimento da educação na Bahia está o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do ensino médio. O estado registrou crescimento pelo terceiro ciclo consecutivo, alcançando a nota 3,7 em 2023, superior aos índices de 3,5 em 2021 e 3,2 em 2019.

Outro avanço foi a ampliação da educação em tempo integral. Em janeiro de 2026, o Governo da Bahia entregou a 100ª escola com esse modelo, consolidando uma das principais estratégias para fortalecer o processo de ensino e aprendizagem e ampliar a permanência dos estudantes na escola.

A Bahia também é destaque em infraestrutura escolar por meio do projeto Construir para Educar. Com este projeto, o Estado visa a construção de novas unidades, reformas e modernização de escolas, acessibilidade, laboratórios, Infraestrutura Moderna, sustentabilidade e inovação, impacto econômico, foco na educação integral. Tudo isso com os olhos voltados para a qualidade da aprendizagem.

No último sábado (24) o Governador Jerônimo Rodrigues entregou a 100a unidade escolar inaugurada durante a sua gestão. O Colégio Estadual de Tempo Integral Iracy Marlene da Hora Passos que inclui salas climatizadas, teatro, biblioteca, laboratórios, quadra poliesportiva e outros equipamentos, contou com o investimento total de R$ 34,3 milhões.

Rowenna Brito reforçou ainda que a meta para 2026 é aprimorar a gestão escolar e a aprendizagem. “Só acompanhando de perto é que a gente consegue bons resultados. A escola é um instrumento pedagógico, e todos os seus equipamentos precisam cumprir esse papel. Isso depende de uma boa gestão de núcleo e de uma boa gestão escolar, que exige presença na escola”, afirmou.
A secretária destacou a importância do compartilhamento de informações e da descentralização da gestão. Segundo ela, dividir responsabilidades fortalece o trabalho coletivo e garante continuidade das ações. “Compartilhar conhecimento e informações é fundamental para uma boa gestão”, afirmou.

Os bons resultados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) também foram citados. Para Rowenna, o exame segue como uma das metas centrais da rede estadual. “O Enem é outra meta para 2026. Vamos continuar no mesmo ritmo para melhorar ainda mais os resultados”, disse.
Ela chamou atenção ainda para a necessidade de garantir o cumprimento dos 200 dias letivos, ressaltando que o calendário escolar deve ser tratado com seriedade para assegurar o direito à aprendizagem dos estudantes.

Outro eixo central da fala foi o compromisso da educação baiana com a justiça social, a democracia e a cidadania. De acordo com Rowenna Brito, essas pautas estarão no centro da Jornada Pedagógica 2026, que acontece entre os dias 2 e 6 de fevereiro, com destaque para o combate ao feminicídio.

Ao citar a frase do presidente Luiz Inácio Lula da Silva — “não quero voto de homem que bate em mulher” — Rowenna reforçou o papel da escola como espaço de debate e formação cidadã. “A escola precisa ser esse lugar de diálogo. Diretores, educadores e técnicos devem se envolver nesse tema junto com as famílias. Não podemos naturalizar a violência contra as mulheres”, afirmou.

A secretária finalizou destacando a importância de um planejamento cuidadoso para garantir um ano letivo exitoso. “Precisamos assegurar um ano letivo perfeito, desde a jornada pedagógica até o final do calendário escolar. Para isso, será necessário muito trabalho e compromisso com a aprendizagem”, concluiu.

O evento contou ainda com a participação de Éden Valadares, ex-presidente do Partido dos Trabalhadores na Bahia e atual secretário nacional da legenda, que reforçou os avanços promovidos pelos governos petistas no Brasil e no estado, especialmente na área da educação.

Além dos indicadores de desempenho, a Bahia também se destaca em políticas de permanência escolar. Durante a gestão do Governador Jerônimo Rodrigues o estado alcançou a maior taxa de escolarização do país entre jovens de 15 a 17 anos, com 92,9%, superando unidades federativas como São Paulo e Rio de Janeiro. Programas como o Bolsa Presença e o Pé-de-Meia, em parceria com o Governo Federal, têm sido fundamentais para reduzir a evasão escolar e garantir que estudantes de baixa renda permaneçam na escola.

O fortalecimento da educação profissional e técnica, com ampliação de vagas e articulação com o mercado de trabalho, também integra o conjunto de ações que sustentam os avanços da educação pública baiana.


Charles Gean Oliveira -Jornalista
charlesoliveira.jornalismo@gmail.com

Veja também:

Sobre mim

Francisco Martins

O comunicólogo atua em diferentes funções, como repórter, editor, produtor, chefe de redação, etc. Também atuar na comunicação organizacional como atividades voltadas ao Marketing, Publicidade, Relações Públicas, Cinema e Vídeo, entre outras. DRT 7333/BA

Mais vistos

  • All Post
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Geral
  • Polícia
  • Política
  • Saúde
  • Tecnologia

Sea Adventure

Letter wooded direct two men indeed income sister impression.

Em Destaques

  • All Post
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Geral
  • Polícia
  • Política
  • Saúde
  • Tecnologia

Categories

Tags

    Edit Template

    © 2024 – Todos os direitos reservados à  Francisco Martins