O projeto Salvador Capital Afro está presente no Pop Up Shop 2025 com oito marcas locais. A iniciativa da Secretaria de Cultura e Turismo de Salvador (Secult), em parceria com a Secretaria da Reparação (Semur), celebra e incentiva o protagonismo e empreendedorismo negro e o fortalecimento de tradições culturais e criativas. Os expositores participam do evento, que segue até 31 de agosto, das 10h às 21h, na Alameda das Grifes do Shopping da Bahia, em frente ao Pereira Café.
Os expositores foram escolhidos através de uma curadoria feita pela empresária Lara Kertesz, idealizadora do Pop Up Shop, em conjunto com representantes da Prefeitura de Salvador. Além de promover o afroempreendedorismo soteropolitano, o espaço promete unir cultura, moda e artesanato.
Além da venda de produtos, uma exposição com seis totens informativos sobre o programa está instalada no Shopping da Bahia, ampliando a visibilidade da iniciativa e convidando os clientes a conhecerem os empreendedores participantes.

Representatividade e solidariedade
Entre os afroempreendedores que compõem a seleção de marcas desta edição do Pop Up Shop, está a Amora Brinquedos, negócio que surgiu da necessidade de levar mais diversidade e representatividade ao mercado de brinquedos infantis. Na feira, a Amora traz bonecas de pano com diversas tonalidades de pele, inclusive com vitiligo; giz de cera com tons de pele preta; fraudas ecológicas; entre outros produtos. A cada item vendido pela marca, um brinquedo é doado à uma escola pública. E durante o evento, as crianças têm acesso à um play para poderem brincar gratuitamente com as bonecas Amora.
A ideia de criar uma marca voltada para bonecas negras surgiu em 2016, quando a empresária Geo Nunes estava em busca do brinquedo para a realização de um evento social. Ao notar a dificuldade de encontrar o produto nas prateleiras, ela decidiu fundar a Amora Brinquedos, buscando suprir essa demanda e levar mais diversidade ao mercado das bonecas.
O Pop Up Shop 2025 segue até domingo, 31 de agosto, sempre das 10h às 21h, com entrada gratuita.

Crédito das imagens: Carolina Vianna / C e Ka Fotografia