banner-anuncie-aqui-728x90

Terapia com animais ganha espaço e melhora saúde física e emocional de pacientes

No Hospital Mater Dei Salvador, visitas do cão terapeuta Twix fazem parte da rotina de cuidado humanizado

Um gesto simples, como afagar um cão carinhoso, pode trazer mais que conforto. Ajuda a curar. A Terapia Assistida por Animais (TAA) tem crescido nos ambientes de saúde brasileiros como recurso complementar de cuidado, promovendo benefícios físicos, emocionais e até cognitivos aos pacientes. No Hospital Mater Dei Salvador (HMDS), o projeto já faz parte da rotina de assistência integral e humanizada, especialmente entre crianças e pessoas com distúrbios do neurodesenvolvimento.

Segundo a coordenadora do Serviço de Psicologia do HMDS, Gabriela Rêgo, a TAA responde à crescente demanda por humanização no cuidado hospitalar. “O contato com o cão promove liberação de neurotransmissores associados ao bem-estar, como ocitocina, dopamina e endorfina. Isso impacta diretamente na redução de sintomas como ansiedade, tristeza e estresse, melhora o engajamento social e até a percepção de dor”, explica.

Estudos indicam que o toque e a interação com animais podem reduzir a necessidade de analgésicos e aumentar a adesão a tratamentos fisioterápicos. No HMDS, o projeto ocorre com apoio de uma equipe multidisciplinar que avalia o perfil clínico e emocional de cada paciente antes da visita. “Os pacientes que mais se beneficiam são aqueles de longa permanência hospitalar, geriátricos, pediátricos e com histórico de vínculo afetivo com animais”, completa Gabriela.

A responsável pela organização das visitas é a gerente de enfermagem Camila Neves Santana. Ela destaca que a participação do paciente é voluntária e segue critérios clínicos rigorosos. “Nosso objetivo é promover a interação com um animal dócil, que muitas vezes desperta memórias afetivas e contribui para a recuperação. Atuo junto à equipe de psicologia, enfermagem e médicos para garantir que o momento tenha o maior aproveitamento terapêutico possível”, afirma.

O astro das visitas no HMDS é o cão Twix, um border collie de seis anos, treinado desde filhote e com perfil tranquilo, sociável e seguro. Ele é acompanhado por sua tutora, a comportamentalista canina Ana Paula Queiroz, fundadora da AuAu Creche Canina. “O trabalho dele se enquadra na categoria de Atividade Assistida por Animais. Visitamos os pacientes com foco em recreação e acolhimento, melhorando a qualidade de vida de forma indireta. Para o Twix, tudo isso é uma grande brincadeira com bolinha e comandos”, conta.

Para garantir total segurança nas visitas, Twix segue um rigoroso protocolo de saúde e higiene. “Ele toma banho semanalmente, realiza exames parasitológicos com frequência, mantém a vacinação em dia e passa por avaliações periódicas de dor, especialmente nas articulações. Isso é fundamental para preservar o bem-estar do cão e de todos os pacientes”, reforça Ana Paula.

O crescimento da TAA reflete um olhar mais amplo sobre saúde: tratar o corpo, mas também cuidar da mente e das emoções. “A presença do animal tem papel fundamental na descompressão psíquica, resgatando o prazer, o acolhimento e a alegria em meio ao processo de adoecimento”, conclui Gabriela Rêgo.

Assessoria de Imprensa:
Cinthya Brandão – Carla Santana

Crédito: Marketing do Hospital Mater Dei Salvador

Veja também:

Sobre mim

Francisco Martins

O comunicólogo atua em diferentes funções, como repórter, editor, produtor, chefe de redação, etc. Também atuar na comunicação organizacional como atividades voltadas ao Marketing, Publicidade, Relações Públicas, Cinema e Vídeo, entre outras. DRT 7333/BA

Mais vistos

  • All Post
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Geral
  • Polícia
  • Política
  • Saúde
  • Tecnologia

Sea Adventure

Letter wooded direct two men indeed income sister impression.

Em Destaques

  • All Post
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Geral
  • Polícia
  • Política
  • Saúde
  • Tecnologia

Categories

Tags

    Edit Template

    © 2024 – Todos os direitos reservados à  Francisco Martins