Atendimentos são realizados às terças e quintas-feiras, no Instituto de Saúde, no Campus Paralela
O câncer de mama é o mais incidente em mulheres no Brasil, excluindo os tumores de pele não melanoma, em todas as regiões do país, segundo dados do INCA. Para o triênio 2023-2025, a projeção é de 73.610 novos casos anuais da doença em mulheres no país.
O tratamento pode incluir cirurgia para remoção do câncer, associada à mastectomia parcial ou total. De acordo com a professora de Fisioterapia da Unijorge, Danielle Oliveira, esse pós-cirúrgico pode ter consequências como dores, necrose cutânea, redução da amplitude de movimento, linfedema e alterações na força muscular.
O curso de Fisioterapia da Unijorge tem atendimento específico para pacientes no pós-cirúrgico do câncer de mama, com atendimento gratuito no Instituto de Saúde, no campus Paralela. São realizadas abordagens fisioterapêuticas que ajudam a reduzir a dor e o inchaço, melhoram a aderência cicatricial e auxiliam na recuperação da mobilidade do ombro. Entre as condutas mais utilizadas estão a drenagem linfática manual, cinesioterapia, estimulação elétrica e enfaixamentos compressivos, entre outras.
As consultas são realizadas por professores de Fisioterapia e por alunos do curso, às terças e quintas-feiras, das 8h às 12h e das 13h às 17h, com agendamento prévio pelo WhatsApp (71) 99611-6919.
A professora destaca que, além do atendimento e acolhimento dessas pacientes, no mês de outubro, são promovidas ações de conscientização sobre a prevenção do câncer de mama no Instituto. “Neste período, reforçamos a importância dos cuidados preventivos, mas o atendimento é oferecido durante todo o ano para proporcionar melhor qualidade de vida e contribuir para que essas mulheres retomem, o mais rápido possível, suas atividades do dia a dia”, reforça.
Serviço:
Atendimento gratuito de Fisioterapia
Local: Instituto de Saúde da Unijorge, Campus Paralela
Dias: terças e quintas-feiras
Horário: das 8h às 12h e das 13h às 17h