O programa reuniu estudantes de Ensino Médio de escolas públicas de municípios baianos criadores de projetos que transformam o agro
O JA Startup, programa promovido pela Junior Achievement (JA) Bahia em parceria com a Cibra, uma das maiores e mais inovadoras empresas de fertilizantes do país, reuniu um time de jurados referência em suas áreas para avaliar as soluções inovadoras para o agronegócio, desenvolvidas por estudantes do Ensino Médio e Técnico de escolas públicas de cinco municípios baianos.
Entre os destaques da banca avaliadora estiveram Karine Santos, CEO da Wakanda Educação e referência nacional em empreendedorismo social; Renata Tomazeli, fundadora da Youfeel Health, startup premiada pela Forbes e pelo BRICS por sua atuação inovadora em diagnósticos de saúde mental; e Maria Schuchovski, especialista em sustentabilidade e ESG, uma das principais consultoras do Brasil em negócios sustentáveis.
Ao lado delas, participaram também Pedro Englert, presidente da JA Brasil e Santiago Franco, CEO da Cibra, formando uma banca que avaliou as propostas com base em critérios de viabilidade, inovação e impacto social.
“Participei do JA STARTUP e com certeza foi uma experiência marcante na minha vida. De fato, um verdadeiro divisor de águas. Mudei a minha concepção de mundo através do programa. Agradeço a cada mentor e a toda equipe que nos proporcionaram essa experiência”, declarou Ian Vicente, estudante e apresentador do projeto vencedor.
Desafios e soluções de impacto para o agro
O JA Startup selecionou cinco equipes finalistas entre nove grupos participantes, que apresentaram propostas inovadoras para desafios reais do setor agropecuário, com foco em ESG e sustentabilidade.
O projeto DaFeira, de Ribeira do Pombal (BA), conquistou o 1º lugar com um aplicativo digital que facilita o fornecimento de produtos e logística para produtores rurais, enfrentando barreiras como a dificuldade de agregar valor e escoar a produção. A proposta impacta diretamente a vida de pequenos produtores e fortalece as economias locais.
Na 2ª colocação, o EcoCasca, de Gandu (BA), apresentou uma solução que transforma cascas de cacau em fertilizante organomineral, reduzindo em até 80% o foco de doenças nos pomares e reaproveitando resíduos agroindustriais, devolvendo valor aos produtores.
O 3º lugar ficou com o Aruá Bahia, de Teixeira de Freitas (BA), que criou uma plataforma digital para conectar agricultores familiares diretamente aos consumidores, promovendo vendas com autonomia, apoio técnico e identidade visual, além de fortalecer as feiras locais e a permanência das famílias no campo.
“Como referência mundial na produção agropecuária, o Brasil demanda profissionais capacitados para lidar com os desafios da sustentabilidade e da transformação digital. Iniciativas como esta são fundamentais para garantir que as novas gerações tenham acesso a ferramentas educacionais que ampliem suas perspectivas de atuação, contribuindo diretamente para o crescimento do setor e para o avanço da educação empreendedora no país”, reflete Elde Oliveira, diretor-presidente da JA Bahia.
Educação empreendedora como força de transformação
O JA Startup percorreu três estados e nove cidades, incluindo Feira de Santana, Gandu, Barreiras, Juazeiro, Teixeira de Freitas, Irecê e Ribeira do Pombal (BA), Cururupu (MA) e Florestal (MG), atendendo estudantes de mais de 15 cursos técnicos e graduações voltados ao agronegócio.
Mais do que criar startups, o programa fortaleceu o ensino prático no agro, estimulando sustentabilidade, inovação e ESG e ampliando as perspectivas dos jovens como protagonistas de soluções que impactam comunidades e economias locais.
“Como líderes, não podemos delegar o nosso compromisso com a formação das próximas gerações. Especialmente dos jovens que, por questões sociais, não tiveram acesso às mesmas oportunidades que muitos de nós tivemos. Mais do que apoiar, é uma estratégia necessária para qualquer empresa que queira se manter relevante. Esses jovens trazem ideias que conversam com os desafios do mundo de hoje. Projetos que unem inovação, sustentabilidade, tecnologia e impacto social. Só precisam de espaço, mentoria e oportunidade. Cada projeto apresentado trazia não só uma proposta de negócio consistente, mas também uma forte conexão com tendências que já estão moldando o futuro dos mercados e da sociedade. O futuro que queremos começa no apoio que oferecemos hoje. É esse tipo de compromisso que precisamos assumir e multiplicar”, afirma Santiago Franco CEO da Cibra.
Com realização da JA Bahia e apoio da Cibra e Junior Achievement Brasil, o programa reafirma seu compromisso com a educação empreendedora e o desenvolvimento sustentável.
SOBRE A JUNIOR ACHIEVEMENT (JA) BAHIA
Fundada em 1919 nos Estados Unidos, a JA é uma das maiores organizações sociais incentivadoras de jovens do mundo em mais de 100 países. É pioneira na América Latina em levar conhecimento sobre empreendedorismo, educação financeira e mercado de trabalho para jovens por meio do método “aprender-fazendo”. No Brasil, a JA está há mais de quatro décadas e já entregou mais de 7 milhões de experiências de aprendizagem, com o apoio de mais de 205 mil voluntários.
Com a Junior Achievement na Bahia, já são mais de 20 anos de atuação, oferecendo mais de 170 mil experiências para jovens por meio de 5 mil participações voluntárias, tendo chegado a mais de 50 municípios baianos. Pelo trabalho que desempenha, a Junior Achievement Worldwide é reconhecida como a 5ª ONG mais influente do mundo pela thedotgood.
Para saber mais sobre os programas e formas de participação, acesse jabrasil.org.br/ba e siga @jabahia nas redes sociais.
SOBRE A CIBRA
Há mais de 30 anos no mercado, a Cibra é uma das maiores e mais inovadoras empresas de fertilizantes do Brasil. Com sede em Camaçari (BA), tem como sócios o grupo americano Omimex e a britânica Anglo American. A empresa opera em trabalho remoto, sem escritório, para o time corporativo e tem 13 unidades fabris, com operações de produção, importação, formulação e distribuição de fertilizantes nos principais estados agroprodutores do Brasil. Integra práticas ESG em sua estratégia para promover a sustentabilidade ambiental, a responsabilidade social e a governança corporativa. Estabelece metas e indicadores que asseguram transparência, impacto positivo na sociedade, segurança alimentar e meio ambiente, promovendo altos padrões éticos na cadeia. A primeira fabricante de fertilizante a oferecer e-commerce do produto, a CibraStore, e a lançar uma plataforma de IA especializada no agronegócio, o Jarilo. Desde 2019 é certificada pela GPTW “Great Place To Work” como uma excelente empresa para trabalhar. Em 2024 foi reconhecida como a 18ª Melhor Empresa para Trabalhar no Agronegócio e como a 3ª Melhor Empresa para Trabalhar na Bahia.