banner-anuncie-aqui-728x90

Meio Ambiente: Salvador Bahia Airport é primeiro aeroporto do Brasil a receber certificação ACA 4+

Durante as comemorações da Semana do Meio Ambiente, o Salvador Bahia Airport, membro da VINCI Airports, tornou-se o primeiro aeroporto do Brasil a alcançar o Nível 4+ de “Transição” do programa Airport Carbon Accreditation (ACA), concedido pelo Conselho Internacional de Aeroportos (ACI). O reconhecimento atesta o avanço do aeroporto na redução de suas emissões de carbono e seu compromisso com metas alinhadas a um cenário de aquecimento global inferior a 2°C, conforme previsto no Acordo de Paris.

A certificação faz parte do programa internacional Airport Carbon Accreditation (ACA), que estabelece critérios rigorosos para a gestão de carbono em aeroportos e é o único programa de certificação de gestão de carbono com respaldo institucional voltado exclusivamente ao setor aeroportuário. O Salvador Bahia Airport reduziu suas emissões dos escopos 1 e 2 em 89% em relação a 2018 e compensou as emissões residuais com a aquisição de créditos certificados, condição necessária para a obtenção da certificação ACA 4+. Esse nível exige que os aeroportos atuem em três frentes: controle das emissões diretas geradas pelas suas operações, gestão do consumo de eletricidade e engajamento dos parceiros para reduzir o impacto ambiental de toda a cadeia de valor do aeroporto.

Em linha com a estratégia ambiental da VINCI Airports, o aeroporto está comprometido em reduzir sua pegada de carbono direta em dois terços até 2030, em comparação com 2018, e alcançar emissões líquidas diretas zero até 2050. A política ambiental global da VINCI Airports estabelece metas sustentáveis para todos os aeroportos da rede, incluindo objetivos como eliminar o envio de resíduos para aterros até 2030, promover o uso de energia limpa e renovável, adotar práticas avançadas de gestão de resíduos, reduzir pela metade o consumo de água e preservar a biodiversidade.

Ao longo dos sete anos de concessão, o Salvador Bahia Airport vem implementando uma série de iniciativas voltadas à sustentabilidade, como a geração de energia solar em duas usinas fotovoltaicas com capacidade total de 4,6 MWp – uma delas atende 30% do consumo do terminal de passageiros, e a outra abastece integralmente três unidades consumidoras na área de cargas – além do uso exclusivo de energia proveniente de fontes renováveis. O aeroporto também possui um plano de colaboração com empresas e parceiros para incentivar a adoção de práticas sustentáveis em suas operações, visando à redução das emissões do escopo 3. Entre essas ações, estão a eletrificação dos equipamentos de apoio em solo e a redução do uso do APU nas aeronaves em solo, por meio do fornecimento de energia elétrica (GPU) e sistemas de ar condicionado pré-condicionado (PCA).

Segundo Alessandra Reis, gerente de Meio Ambiente da VINCI Airports no Brasil, essa conquista reforça o compromisso do grupo com a sustentabilidade e está em sintonia com as tendências globais do setor. “A VINCI Airports tem uma meta clara de reduzir suas emissões em 67% até 2030 e alcançar emissões líquidas zero até 2050. Essa certificação mostra que estamos no caminho certo, implementando soluções concretas para minimizar nosso impacto ambiental. Com a proximidade da COP 30, a agenda climática ganha ainda mais relevância, e seguimos alinhados com os objetivos globais para garantir um futuro mais sustentável”, afirma.

Crédito: Divulgação / Salvador Bahia Airport

Veja também:

Sobre mim

Francisco Martins

O comunicólogo atua em diferentes funções, como repórter, editor, produtor, chefe de redação, etc. Também atuar na comunicação organizacional como atividades voltadas ao Marketing, Publicidade, Relações Públicas, Cinema e Vídeo, entre outras. DRT 7333/BA

Mais vistos

  • All Post
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Geral
  • Polícia
  • Política
  • Saúde
  • Tecnologia

Sea Adventure

Letter wooded direct two men indeed income sister impression.

Em Destaques

  • All Post
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Geral
  • Polícia
  • Política
  • Saúde
  • Tecnologia

Categories

Tags

    Edit Template

    © 2024 – Todos os direitos reservados à  Francisco Martins